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domingo, 20 de janeiro de 2013

TOUCHÉ

Atualizado em 25.01.2013
RATATOUILLE

"Qualquer um pode cozinhar!"  Hummm!

"Boa comida é como a música que se prova, a cor que se cheira."
"Há excelência a sua volta. É só ficar atento e apreciar os sabores. Cada sabor é único, mas junte um sabor com outro e cria-se algo novo." "Tem um certo sabor "ba-bum, zap."
Em um ângulo adverso a moral da história,e, ao retratar a busca de um sonho e sua realização; o valor de um herói que também erra (com certeza) e a transformação de um vilão em mocinho (mal posso acreditar nisso); limitar-se-á a fazer uma REFLEXÃO&OPINIÃO a partir do título da obra e seu protagonista.
A primeira vista, percebe-se que o nome Ratatouille traduz a idéia clara de um rato,e, o personagem principal é exatamente um rato.
Na verdade, a origem da palavra vem de "comida", uma contradição um tanto significativa quando o assunto é culinária e seu operador é um rato.
Porque haveria de unir-se a maior culinária do mundo um instrumento definitivamente tão desprezível e nojento?
Um jogo de palavras ou uma refinada demonstração dominante do crime organizado?
Ambos fazem a diferença.
A trama se inicia em uma casa velha, da zona rural na França, onde encontrava-se uma colônia de ratos, e em fuga, chegam ao esgoto de Paris.
Remy, um rato de personalidade carismática, humilde, compreensivo, simpático, asseado, era o adorável cozinheiro.
Emile, cúmplice e irmão de Remy, era engraçado. Não impressionava, mas se impressionava facilmente.
Django, Chefe do clã e pai de Remy e Emile, nunca se impressionava.
As evidências que levam a observar, paralelamente, a arte de cozinhar com o crime organizado, são abundantes.
NO primeiro momento do filme, se processa todo um caldeamento criminoso. Remy aparece roubando um livro de culinária de autoria de seu ídolo Auguste Gusteau, como se estivesse alertando o telespectador sobre o verdadeiro significado por trás das palavras e ações. Ele próprio questiona sua forma de vida: "é evidente que preciso repensar um pouco minha vida. Eu sou um rato! E a vida de um rato é muito difícil. Ratos é o que somos e somos ladrões."
Ao falar de um paladar e olfato altamente apurados, revela-se de um talento e habilidades inerentes a sua própria natureza.
Emile se surpreende ao ver as habilidades do irmão exclamando:

    "Tu sente toda essa parada? Tu arrebenta!

Um segredo que os dois irmãos passam a compartilhar.
Remy gerenciava uma maneira de colocar as patas na chapa e quebrar o obstáculo que o separava de seu sonho. Quando por caminhos impuros, sua inspiração e consciência o guiava a aceitar a sua maior fraqueza e desvendar uma meta que lhe desse uma condição de progresso.
Sua consciência se figurava no espírito de Gusteau, o maior cozinheiro da França, falecido após ter sua reputação abalada pelo maior crítico da culinária em Paris. A mesma consciência que o alertava sobre as consequências do "braseiro destruidor", era a mesma que o faz velar por ela, honrando-a e defendendo-a a todo custo, sem cobiças desmedidas. Dessa maneira, Remy consegue adentrar ao maior restaurante de Paris e alcançar a cozinha desse gênio da culinária que o inspirava.
Parece soar um tanto exagerado, mas todos os personagens de Ratatouille possuem uma função sintática criminosa, como se celebridades fossem. O Risco, o segredo, o ambiente, a trama, a arte; estão todos comprometidos.
Na cozinha, uma lição perene e viva: um universo dominado por homens. Cozer, enrolar, tramar, urdir, embromar, tardar, demorar. A organização da cozinha era impecável desde a hierarquia de um piloto de fogão até ao faxineiro.
Esnobes especialistas, cada qual a sua função - a teoria e a prática se harmonizam a cerca de tudo que diz respeito a arte culinária, as refeições são apuradas aos prazeres da mesa, proporcionando ao cliente a regalar-se em puro e fino apetite.
São todos artistas, piratas, mais que cozinheiros!

Lalo: fugiu de casa aos 12 anos e foi contratado por um circo como acrobata;
Horst: já foi preso por desfalque em empresa, roubou o maior banco da França usando apenas uma caneta. Fez, ainda, um buraco na camada de ozônio sobre o Avignon. Matou um homem com, apenas, o seu polegar.
Pompidou: joga cartas e já foi expulso de Las Vegas e Monte Carlo;
Larousse: fornecia armas para a resistência e não se sabe qual;
Skinner: Chefe da Cozinha, tinha um porte físico que retrata sua personalidade: olhos esbugalhados, cabeçudo, pequeno, mediocre, arrogante, autoritário, inconfiável, trapaceiro, um vilão que afirma ter a LEI do seu lado.
 Linguini: Inseguro e desajeitado. Não cozinha, e, é apenas o faxineiro até descobrir que é o único herdeiro de Gusteau;
 Collete: única mulher entre os homens e vaidosa em relação aos seus dotes culinários.
A comunição entre cozinheiros é de alto tom. Palavras às vezes agressivas e um vocabulário do tipo facção eram predominantes e característico de um clima necessariamente em risco e com prazo determinado - "cinco minutos, chefe!"; "Porta do forno aberta!"; "Idiota, "eu deveria fazer picadinho de você!"; "depressa! vamos logo!"; "um cozinheiro faz, o ladrão pega".
A organização é o marco zero e a ordem é manter o fogão sem bagunça. Movimentos rápidos se destacam em meio a objetos afiados e o metal quente. Cada segundo conta.

"Com braços recolhidos ...não se corta e nem se queima mantendo as mãos limpas. A marca de um chefe é o avental sujo e as mangas limpas."

Os ingredientes são os melhores,caso contrário, suborne o produtor. Essa parada de cozinhar até parece está se envolvendo num crime. 

Deixa o aroma te levar! E porque deixamos?
boa culinária não é para os fracos de coração. É para mentes criativas, corações fortes. As coisas podem até dar errado, mas não deve deixar ninguém definir seus limites a partir de sua origem. O único limite é a sua alma. O que digo é verdade: qualquer um pode cozinhar! Mas só os que tem coragem sempre se destacam.
O lema de Gusteau's atinge a dois públicos diferentes: o primeiro defende a tese que qualquer um pode cozinhar, mas só será bem sucedido quem tiver talento e habilidade, e em segundo, quer provocar os críticos da culinária que sentem o prazer em destruir o sucesso alheio, seja por, ganhar fama com críticas negativas, seja por puro "ego" - vaidade pessoal de julgar-se mais importante ou melhor que outro.
Neste plano, a produção de Ratatouille foi magnífica na criação do personagem Anton Ego. O nome já explica sua personalidade e acrescenta outras mais desprezíveis: altivo, arrogante, corcunda, vareta, mesquinho - um faxineiro na linguagem e cenário do crime organizado.
Faxineiro por refletir a imagem de um verme rastejando em busca de ascensão e fama sob as ordens de um patrocinador que objetiva lucrar e nunca ser capa de revistas.
Poderosos que escolhem a humanidade como seu brinquedo especial.
Observe o espaço de trabalho de Anton Ego. Em geral, um local amplo, de estrutura rústica e palaciana. Fúnebre por adequar sua sala, engenhosamente, um formato de caixão, e, por ser a pintura de cores, que, apenas o demônio desejaria e o inferno explicaria. Uma sepultura para a realeza ou uma representação do próprio "eu", ou a submissão que o estremecia.
A máquina de escrever tinha o formato do esqueleto de uma cabeça que não hesitaria, por crítica, um ataque frontal ao prato, cujo mérito, não estivesse ao alcance da "música que se prova e da cor que se cheira".
Outros aspectos internos do restaurante formam uma simetria da arte de cozinhar com o crime organizado. Momentos que descrevem a situação:
1. os ratos conversam entre si, mas não conversam com humanos;

2. Linguini quando leva Remy pela primeira vez a sua casa, mostra a simplicidade dela, de aparência ruim, desorganizada e constituída com o essencial para a vida. Causa a impressão de um sequestro em cativeiro, até mesmo quando Remy veda os olhos de Linguini com uma gravata, controlando-o como a uma marionete e aperfeiçoando seus reflexos para o ato de cozinhar.
3. No mesmo sentido, o chefe Skinner, velava-se a costume e se guardava, escondendo o testamento deixado a Linguini para herdar o restaurante Gusteau's, dando continuidade ao projeto de comercializar pratos congelados brasileiro, americano, chinês, mexicano e escocês. Pratos criteriosamente escolhidos: o churrasco brasileiro, o cachorro quente americano e burritos mexicano.
Raios que te parta! As especialidades são salmão a vapor, sopa, duas costelas de cordeiro, alho poró, dois salmões, três saladas mistas e três filés.
Pedido especial: Miúdos a La Gusteau - "cada um dos meios que a ambição e/ou a astúcia se valem para alcançar ou apreender aquilo que as tenta." (Dicionário Aurélio)
"Moela de vitela cozida, em crosta de sal de alga marinha, com tentáculos de sépia, purê de rosa selvagem, ovas de moluscos, fungos brancos e molho de anchova".
Remy modifica a receita de Gusteau's e acrescenta óleo de trufas brancas.

    "Parada bem interessante: mastigue devagar e saiba fazer 
              patatá e ratatatá" (tatá)
              Alecrim! Erva doce! Açafrão!
4. Notar-se-á, também, que o inspetor da vigilância sanitária é sequestrado, e logo em seguida, o chefe Skinner, após descobrirem que ratos infestam a cozinha do restaurante.
Com Remy a reputação do restaurante Gusteau's estava sendo restaurada. A branda harmonia favoreceu o desenvolvimento espetacular da arte de cozinhar. Malgrado o sucesso de Remy, ele era um rato. Nenhum homem de bom senso aprovaria essa união.
Ratos não deixam seus ninhos, eles aumentam. E o que acontece quando um rato fica muito a vontade perto dos humanos?
O mundo em que vivemos pertence ao inimigo. Temos que viver com cuidado. Zelamos pelo bem estar de nossa espécie e no fim das contas só temos a nós mesmos. E é assim que as coisas funcionam. Ninguém pode mudar a natureza das coisas.
Remy depreende-se de adorável encanto, de talento culinário, de arrojo, de valor redobrado, de solidariedade e humildade raras vezes vistas, porém, toda a sua aparente grandeza pertence a inteligência do crime organizado.
Deus disse a seus filhos: "eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos, seja prudente como as serpentes e simples como as pombas".
"A única coisa previsível da vida é que ela é imprevisível".
Remy responde as alfinetadas com força generosa: "a natureza está sempre mudando e essa responsabilidade tem que ser nossa. A começar pelas nossas próprias atitudes."
Excelente! Porém, ineficaz.
A reputação do restaurante Gusteau's é consagrada com um prato chamado "Ratatouille" que significa comida ou triturar. Composto por vegetais, foi o prato que paralisou o maior crítico da culinária francesa Anton Ego, remetendo-o, a comida caseira de sua mãe. De praxe, nenhuma comida no mundo supera aquele sabor caseiro que faz parte singular de toda a sua vida. E Remy conseguiu atingir Ego bem no alvo.
Ao descobrir que um rato era o chefe da cozinha, teve que se retratar quanto ao desdém sobre o famoso lema de Gusteau - "qualquer um pode cozinhar", admitindo e compreendendo, que, o que  ele queria dizer é que "nem todos podem se tornar um grande artista, mas um grande artista pode vir de qualquer lugar".
 Outras duas críticas muito importante por Ego, expõe:

"a mais simples porcaria, talvez seja mais significativa do que  a nossa crítica."
Imagine que essa porcaria esteja se referindo a mediocridade, e que por trás dela, algo de muito valor exista. Um mundo hostil  que controla novos talentos, novas criações, e que são submetidos a ser o que não são, contrariando a sua vontade. É matar ou morrer!


o novo precisa ser incentivado. Ontem a noite experimentei algo novo. Um prato extraordinário de uma fonte inesperadamente singular. Dizer que tanto o prato quanto quem o fez desafia a minha percepção sobre gastronomia é extremamente superficial. Eles conseguiram abalar a minha estrutura.
Considere, aqui, que é preciso coragem para mudar e enfrentar esse mundo insano de ratos. Abalar, realmente, toda a estrutura.
Como não poderia deixar de ser, o sistema é bruto. O restaurante Gusteau's foi fechado pela vigilância sanitária.
Remy, Linguini e collete montaram outro restaurante com o nome "Ratatouille" e Remy continuava como chefe de cozinha. Ao que parece ninguém tinha conhecimento sobre o fato, e isso explica a afirmativa anterior: excelente! Porém, ineficaz. É ilegal e imoral a conduta praticada por mais admirável que seja o rato.
Como ratos, eles agiram, desafiaram e insultaram a ordem. Também, bem sucedidos seguem em frente. Em vez de negá-los, se expandem por debaixo da moral, "herdam a alma da espécie", "saturam-lhes essa tontice humana" que os encrespa o caráter.
A colônia de ratos exsurge do lixo ao luxo como uma elite social e não mais se alimentará das porcarias do lixo de sua cidade.
Ignoram "que a verdade é a condição fundamental da virtude", e sem ela, "não há leadade consigo mesmo". 
Defendendo a tese de que Anton Ego não apenas concebeu, mas percebeu a realidade dos fatos, razões pela qual foi demetido e motivado a criar seu próprio negócio, concluir-se-á a moral da história com conteúdo retirado do filme "CONDUTA DE RISCO":
"De repente me senti com a sensação de que estava coberto por uma espécie de película grudada no meu cabelo, no meu rosto. Era como um glacê, uma cobertura. E no começo eu pensei.. ah, meu Deus! Eu sei o que é isso! É um tipo de líquido amniótico! Eu estou ensopado da placenta, eu rompi a bolsa, e eu, nasci de novo! Mas então, não, não e não. Não é um renascimento! Isso foi um tipo de ilusão idiota de renovação idiota que acontece no momento que antecede a morte. Então, eu me dei conta e tive uma sensação vívida e clara, que não tinha emergido das portas daquela sala. E idem, e nem dos portais da nossa grande e poderosa firma de advocacia, mas do ânus de um organismo, cuja a única função, é excretar um veneno, a munição, o desfolhador necessário para que outros organismos maiores e mais poderosos destruam o milagre da humanidade. Eu me completo com essa camada de fezes a melhor parte da minha vida e vou levar o resto da vida para tirar o fedor dela e  a mancha que deixou. E sabe o que fiz? Eu respirei fundo e tirei isso tudo da cabeça. Eu disse a  mim mesmo: por mais claro que seja, por mais contente que seja esse sentimento, por mais verdadeiro que tenha sido, hoje eu percebi que tenho que esperar. Isso tem que passar no teste do tempo, e o tempo é AGORA." 
E quer saber? Gusteau também tinha um rato cozinheiro. Tal Pai, tal filho.

     "Muito conhecimento dos vegetais, as vezes, não é bom!
REFERÊNCIAS:
CONDUTA DE RISCO.
Direção:  Michael Clayton. Duração: 119 minutos (1 hora e 59 minutos) Gênero: Drama Direção:  Tony Gilroy Ano: 2007 País de origem: EUA. Elenco:  George Clooney, Tom Wilkinson, Sydney Pollack, Julie White,  Tilda Swinton, Julie White,  Austin Williams, Jennifer Van Dyck, Frank Wood, Bill Raymond, Sharon Washington
Dicionário Aurélio

IMAGEm da Internet

INGENIEROS, José. O homem medíocre; tradução: Lycurgo de Castro santos; São Paulo: Ícone, 2006.

RATATOUILLE. Duração: 110 minutos (1 hora e 50 minutos). Gênero: animação. Direção: Brad Bird. ano 2007. País de origem: EUA. elenco: Patton Oswalt, Ian Holm ,Lou Romano, Brian Dennehy ,Peter Sohn, Peter O'Toole, Brad Garrett , Janeane Garofalo , Will Arnett , Julius Callahan , James Remar , John Ratzenberger



quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

FATOR RH

"O MAIOR PRESENTE DE TODOS" E HÁ UMA ESCOLHA A FAZER.



YB & S era um hospital benevolente e reconhecido por salvar vidas. Uma estrutura absolutamente inovadora e modular, mas nada que se comparava a uma determinada área exclusiva de emergência. Espaço interno designado ao Banco de Sangue e mapeado por uma plaqueta que continha três palavras em alto relevo: "amor vincit omnia".
O Exemplo da mais alta solidariedade estava prestes a ser importunado pelo fanatismo.
No refrigerador armazenava-se a 15º C e 30º C o império sanguíneo constituído de todos os tipos do Sistema ABO.  O mais requisitado era o fator RH O-, por ser este, um DOADOR UNIVERSAL. Por outro lado, o Fator RH AB+, RECEPTOR UNIVERSAL, se detinha na "própria impotência para marchar"  devido a sua raridade.
Por aptidão nativa, revelou-se soberbo e onipotente. Finca seu poder a zombar da humildade absoluta do Fator RH O-.


+

Então, glóbulos vermelhos RH -!

1. Chamam-se de gênio as células que aglutinam a qualquer um?
2. "O poder de conceber está subordinado ao de perceber?"
3. A sensibilidade própria é a determinante de seu aperfeiçoamento nervoso?
4. "a absoluta unidade e continuidade do esforço" é síntese da loucura e da degradação sanguínea?
5. O seu valor mede-se pela imaginação?
"Com simpatia risonha, recorda-se as burlas de vizinhos e crianças da sua escola, quando o viam a aglutinar-se a outras células, em direção a formar anticorpos para células mais simples ou com ausência de RH+? Tinha que estar louco esse mestre que passava dias inteiros se doando e "desenterrando esses ossos de animais estranhos".
6. "Passar mais desapercebido e atenuar sua reputação de inadaptado"?
"Basta ler sua imensa obra - centenas de volumes - para compreender que apenas apresente os desequilíbrios inerentes à sua exuberância".  Seus descobrimentos, grandes e úteis, nunca foram adivinhados ao acaso nem na inconsciência, senão por uma vasta elaboração; não foram frutos de um cérebro carcomido pela herança ou pelos tóxicos, senão de engrenagens perfeitamente treinadas; não ocorrências, senão colheitas de semeaduras prévias; jamais casualidades, senão claramente previstos e anunciados". (INGENIEROS, 2006, p.241) 
7. " (...) que a degeneração e a loucura possam coexistir com a imaginação criadora, afetando especiais domínios da mente humana"?

Olhai diante de ti o verdadeiro gênio! 
Não necessito de sua servidão, e tão pouco, "supor-me caído, sob baixo nível comum".
Se assim não for, em que consiste então a vasta e caridosa obra  de seu FATOR RH -?

Diplomaticamente, ergue-se o FATOR RH O- frente ao FATOR RH AB+, respondendo-lhe:
+
Sem embargos, permita-me lhe dizer que:
"É mais simples e mais excepcional ao mesmo tempo. Mais simples, porque depende de uma complicada estrutura do cérebro e não de entidades fantásticas; mas excepcional, porque o mundo pulula de enfermos e rara vez se anuncia um Ameghino. (INGENIEROS, 2006, p.238-239)
"a genialidade se traduz por uma absoluta unidade e continuidade do esforço, que é a antítese da loucura". Também, a "degeneração e a loucura possam coexistir com a imaginação criadora, afetando especiais domínios da mente humana; mas a capacidade para a síntese mais vasta não necessita ser desequilíbrio nem insanidade. Nenhum gênio o foi por sua loucura; foram, pela enfermidade, submergidos na sombra". (INGENIEROS, 2006, p.240)
"Nascemos diferentes, há uma variadíssima escala desde o idiota até o gênio. Nasce-se em uma zona deste espectro, com aptidões subordinadas à estrutura e a coordenação de células que intervêm na elaboração do pensamento; a herança concorre a dar um sistema nervoso, agudo ou obtuso, segundo os casos. A educação pode aperfeiçoar essas capacidades ou aptidões quando existem; não pode criá-las, quando faltam: Salamanca não as empresta". (Ibidem, p.239)

Concluindo Amigo,

Escuta-me um pouco.
Sou fiel servidor da tua alma nos caminhos da evolução.
Corporifiquei-me, vencendo obstáculos da ignorância e dificuldades do orgulho para ajudar-te.
Não me transformes em adôrno secundário nas prateleiras das estantes da tua casa.
Nunca te importunarei ...
Minha voz chegará ao teu cérebro somente quando te disponhas a escutar-me.
Jamais me cansarei de repetir-te sem enfado e com o mesmo carinho, os mais nobres ensinamentos.
Não me queixarei quando a exasperação atirar-me sobre a mesa ou a cólera esfacelar-me o corpo.
Nasci com o sacrifício das árvores e vesti-me de branco para que o suor das meditações e as lágrimas da experiência dos outros me tingissem as páginas e o amor pudesse bordar-me de luz para clarear as noites do teu pensamento.
Somente eu conseguirei aconselhar-te sem que enrubesças de pudor e constrangimento e somente eu silenciarei quando não me queiras ouvir.
Transformar-me-ei em abençoado estímulo e darei forças a seus pés claudicantes na romagem difícil.
Farei da bondade o motivo central das tuas horas e, compreensivo, ajudar-te-ei discretamente a lutar e a vencer.
Influirei na tua vida como não podes imaginar e contigo incutirei na comunidade inteira diretrizes superiores da vida.
Apóia-me e apoiar-te-ei.
Recebe-me e abrirei muitas portas para que passes livremente.
Se, todavia, me relegares ao abandono, serei um amigo morto sem expressão nem valor.
Emudecido, não tenho significado.
Fechado, sou candidato à inutilidade e ao lixo.
A margem, perco-me em sombras.
Todas as expressões que os minutos me gravaram quedam-se em abandono.
Sem que o teu pensamento me atinja, nada posso fazer para ajudar-te na perturbação e, sem o meu concurso, a treva, a breve tempo, terá dominado o teu corpo, deixando-te sem luz nem vida.
Em atividade, porém, proponho-me a enobrecer-te, para que, entre os meus, o teu caráter não se envileça nem o teu coração se insensibilize na indiferença,
Enquanto estejas a ouvir-me, escreverás, também, as páginas do livro da tua vida, nelas gravando, com os teus atos, palavras e pensamentos, as experiências que te confiarei.
Mesmo que me desprezes, um dia, surgirei diante de ti, no tribunal da vida verdadeira, apresentando ao Mestre Divino a escrituração da tua jornada, em caracteres firmes e claros, onde identificarás, do teu próprio punho, as experiências malogradas nos dias de insânia e desídia. (RODRIGUES, p.307-309)
Enfim, é só um aviso para que compreendas que posso ser tudo que és, mas prefiro continuar sendo o que sou. E você? Poderia dizer o mesmo?


REFERÊNCIAS:

IMAGENS da Internet

INGENIEROS, José. O homem medíocre; tradução: Lycurgo de Castro santos; São Paulo: Ícone, 2006.

RODRIGUES, Amélia. Conheça seu idioma. Aplicação Gramatical. Texto: Apelo do Livro nobre. Editora Coleção FTD Ltda. Vol IV.I



domingo, 13 de janeiro de 2013

VIDA NOVA


"Vai valer a pena ter amanhecido!"

"Meteoro é um jacto de luz que se vê no céu, também chamado estrela cadente. É causado por pequeno pedaço de ferro ou pedra que entra na atmosfera da Terra e se consome. Se tal corpo tem dimensões inusitadas, atinge o solo: tal é o meteorito." (Meteoro e Meteorito - conheça seu idioma, p. 115)

E a propósito, sendo a estrela cadente predicado de meteoro como um fenômeno luminoso e radiante, voltemos a falar de amor, paz e harmonia. Tal como o solo pode ser atingido por dimensões inusitadas, também o é, o nosso coração. As coisas ruins que tenho dito foram ditas por necessidade, alerta, desabafo e justiça. No entanto,  embora seja demasiadamente importante expor a público certas coisas, tudo tem seu limite.  Mesmo se tratando de VERDADES, e, muito ainda há que se falar, não faz parte de mim envolver com substâncias e trapos que "revoltam o meu o sorriso" e o seu sorriso.
Vida Nova, e não, Mundo Novo! Direitos são Direitos e devemos lutar por eles. A vida regulará o assunto e o ato. "Começar de novo", hoje, amanhã e reiteradamente.
O sol brilha a cada amanhecer de forma diferente, mas brilha, para que você possa ter a certeza de estar vivo. E assim será porque ...
"Porque metade de mim é amor e a outra metade... também. (Oswaldo Montenegro)
"Nossa esperança é tão certa, qual se fora uma realidade."







sábado, 12 de janeiro de 2013

MUNDO NOVO



"É um bravo mundo novo!  Só com criaturas impiedosas nele. Não há glória em ter medo do desconhecido. Não se chega onde o senhor está, evitando o risco, Sr. Dolan.   Evoluir ou perecer, matar ou morrer, essa é a moral dos reis e deuses. É a sobrevivência dos mais fortes!" ( o filme)



EM CONSTRUÇÃO ...



segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

SUPER HERÓI

Na ficção, o que estes super heróis tem em comum?

Com exceção do Superhomem e Thor,pois, embora altruístas e protetores da humanidade, eles se diferem dos demais por serem Extraterrestres. E por isso, são os dois mais fortes e poderosos da ficção.  Destaquemos os superheróis humanos avaliando o que eles possuem em comum:


  1. São altruístas e não entidades espirituais;
  2. são seres humanos, acidentalmente ou por experiência científica, com poderes especiais;
  3. são defensores da humanidade, da solidariedade e do bem;
  4. possuem superforça, superaudição, supervisão, calor e (raio X); velocidade
Seria possível a existência desses heróis na vida real?


Resposta:

"Cuidado na neblina, comandante. Ela pode encobrir aquilo que os próprios Deuses não ousam ver."
 (A Última legião)

"Uma cidade pode ser conquistada com sangue, mas é preciso um Homem de visão para governar. (...) sua maior esperança para o futuro, Lord Wulfila ... é o silêncio." (A Última legião)

"Um lado para defender, o outro, para derrotar. Na Bretanha fui forjada para ser empunhada pela mão daquele que está destinado a governar. [a espada de Excalibur] (A Última legião)

"Este é o teste da nossa fé, e nós somos os guardiães da fé. Mantemos a chama viva. O que vai acontecer depois, não nos cabe saber. (...) Já vimos muitas manhãs como esta. Juntos, vimos o sol nascer sem saber se seria nosso último dia.  Vi, também, alguns companheiros, mal saídos de sua infância, tremendo diante de sua primeira batalha. (...) todos nós, juntos, lutamos a vida inteira pelo império que nossos ancestrais criaram, e juntos, vimos esse império se transformar em pó.  E com a queda, perdemos amigos. Posso afirmar que nos momentos mais sombrios, eu passei a acreditar que não havia mais nada pelo o que lutar, então, aprendi, pela sabedoria de outros que há mais uma batalha a ser travada contra a tirania e contra o massacre dos inocentes.  Vamos defender até o nosso último suspiro ...essa ilha da Bretanha contra aqueles que dilacerariam seu coração, e assim, aqules que vierem depois de nós se lembrarão que existiram soldados romanos, espadas romanas e corações romanos. (A Última legião)

Salve a Jesus!  Ele rogará por nós. "Precisamos de heróis, não é? (A Última legião)
Interprete basicamente os personagens acima, e no mínimo, saberá quem são esses heróis.




REFERÊNCIAS

FILME:  "A Última Legião", dirigido por Doug Lefter. Estúdio filmes: Imagens filmes. Disponível em: 
http://www.interfilmes.com/filme_16851_a.ultima.legiao.html


IMAGEM DE JESUS
Religião e Crença - Mensagens de Jesus. Disponível em: imagensface.com.br

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

ENIGMA

FOTOS QUE EXTRAÍ DO VÍDEO POSTADO POR M. SLOBODYANIK




Uma enigmática coincidência? Seja o que for, precisamos de muita fé e proteção. Desconheço qualquer significado disso, embora possa deduzir seu conteúdo. Qualquer semelhança é mera coincidência ou astuta oportunidade.
NOTA:  Sem mais comentários, pois, requer algum conhecimento científico sobre o assunto e minha ignorância é extrema. Veja o vídeo "ENIGMA" Sadness e outras músicas que formam o conjunto de 40 minutos. Abaixo a Part 1 do vídeo.


quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

UM RECADO PARA FRANK

última alteração em 27.12.2012 ás 21:09 h

Uma bela infância no jardim de infância.
FRED! Guerreiro menino, homem menino!
Pêlos além de seu tempo e bem distribuídos.
Seria, apenas, a evolução acelerada do crescimento de uma criança?
Tão menino, tão homem...
O sino tocava...
A hora do recreio é autorizada.
Meninos e meninas, o pneu rolava.
No pátio, assim, tão de repente! Não mais que de repente.
Um grito se escutava.
Era o FRANK no chão
E de dor agonizava.
A um metro de distância, uma menina o admirava.
E naquela encenação não acreditava.
Com um olhar uma sentença proclamava,
Levanta-te e pára de palhaçada!
Olha que um pneu em suas pernas vai rolar!
As gargalhadas de FRANK ressoavam...
Um lindo sorriso se avistava
Mas, de sua perna esquerda não soltava.
Lentamente sua face empalidecia
E o sorriso emudecia.
Carregado, FRANK se vai para algum lugar
Os dias passaram e sem notícias ficávamos.
Fim de ano e em despedida
Lá estava o lindo FRANK
Que por uma cadeira de rodas andava.
(Carla Luciene)

"Sou estudante, sou estudante
sou herói, que se prepara para enfrentar esse gigante
que é o mundo, que é o mundo
Essa universidade que examina mais a fundo
Essa escola que não dá para dar moleza a vagabundo" (Luiz Ayrão)

Minha homenagem e minha amizade a FRANK. Agora só falta você!
Por você, para você e com você, relembro o primeiro episódio desse grande elenco do “Sitio do Picapau Amarelo” (Monteiro Lobato)



Entre a realidade e a fantasia, Monteiro Lobato deixa nesse primeiro episódio criado pela rede globo, uma crítica muito interessante sobre a cultura, a educação, o meio ambiente e a vida.
Uma demonstração da responsabilidade que cada indivíduo precisa exteriorizar uns com outros. Família!

Algumas partes muito interessantes podem ser observadas na entrevista de Geraldo Casé (memória Globo).  Consultem a página e matem a saudade!
Fazendo um pequeno comentário a respeito do conteúdo bem elaborado por esse magnífico diretor do “Sítio do Picapau Amarelo”, tais como:

  1. A personagem Emília:      Boneca de pano que após ir ao Reino das águas claras, toma uma pílula para falar.

“É feita de mazelas, não tem coração. ”
“Com Emília eu pude ver que a verdade é uma mentira bem contada”

Como é profundo isso! Ai, esse mundo cão!

Comenta ainda Geraldo Casé: “Como não tem coração, as emoções dela são completamente diferenciadas. O que ela possui é a frieza de uma boneca e ao mesmo tempo tem limites na emoção dela, não chora.”
Quanto significado tem essa "boneca gente"!
Faça um paralelo da Emília X Mundo.


  1. O medo: Geraldo Casé explica o medo que uma mãe deve impor a um criança.
Particularmente, vejo como todo ser humano tem uma alma de criança, egoísta, com um ego totalmente voltado para si. E o medo é uma conseqüência desse egoísmo, dos desejos e do mundo ao nosso redor.

  1. A preocupação com o meio ambiente: Um diálogo com Dona Benta e Pedrinho

- Dona Benta: “você não sabe que aqui no sítio não se corta uma árvore?
Outro momento
- Pedrinho apanha uma atiradeira e a Dona Benta segura a mão dele dizendo: “atiradeira, ali, para matar passarinho, de jeito nenhum.”
- Pedrinho: “Mas nem uma corroída em um passarinho tão feio,”
- Dona Benta: “Nem corroída, porque, ele é um pássaro, e um pássaro a gente não pode matar.”

  1. A morte de Visconde de Sabugosa:

“A morte do Visconde de Sabugosa foi importante porque tem uma lição muito grande. Você não ressuscita os mortos, mas o Visconde você pode ressuscitar, porque no sabugo tinha uma semente, então, quando você planta, você dá uma outra lição... que nascem outras vidas.”

  1. O sítio é atemporal

BELÍSSIMO, BELÍSSIMO!
Parabéns Geraldo Casé e a Rede globo de Televisão

REFERÊNCIA:

Adaptação: Paulo Afonso Grisolli, Wilson Rocha
Direção: Geraldo Casé
Supervisão: Edwaldo Pacote
Período de exibição: 07/03/1977 – 31/01/1986 
Horário:de segunda a sexta-feira, às 17h25