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sexta-feira, 19 de julho de 2013

" O CAVALEIRO SOLITÁRIO" - O FILME

atualizado em 17.01.2014 ás 08:47 h
"Pai celestial, nós clamamos a ti nessa hora de necessidade, pois, tu és o pastor que guiarás o andarilho pelo deserto, tu és a luz que o iluminará na escuridão e tu és bala poderosa que esmagará seus inimigos mostrando o caminho da honradez."

É da Califórnia!  hã!  Não, pois bem. Texas, em 1869. "O Cavaleiro Solitário" é um filme que gira em torno de personagens da JUSTIÇA, criminosos, CAPITALISMO, riqueza e BANDIDO que come CARNE HUMANA. Sinais, e por entre diversos sinais, a análise abrangerá apenas dois tópicos: O CORVO e O DIREITO (Direito Natural e Direito Positivo)[1]. Em uma visão um tanto imatura, instantânea por si só, que em primeiro momento, as reflexões são capturadas na tela do cinema, atestando, inicialmente, um breve diálogo entre uma cristã e um Promotor de justiça no interior de um vagão de trem; uma mulher que dirigi-se a ele convidando-o a orar juntos. Mas, o ilustre senhor agradece o convite enfatizando que a bíblia que lhe cabe era aquela que estava em suas mãos: um livro de John Locke,  filósofo inglês e um dos principais teóricos do Contrato social (veja vídeo abaixo).
Momento este, que poder-se-á observar a dicotomia da Bíblia com a Constituição da República paralelamente com o personagem Tonto(o índio), quem carregava um corvo imóvel ou morto sobre sua cabeça. Germina dessa união, um núcleo que chamará muita atenção nos momentos de luta ou de perigo para o personagem Tonto. Consequentemente, o corvo nessas situações adversas é sempre encontrado à beira de uma poça de água; e por "adimplemento exterior a ele mesmo" e ao corvo, fenômeno bastante perturbador; exige dele a eupraxia de colocá-lo de volta sobre a cabeça.(FERRAZ JUNIOR, 2003)
Mistérios, exteriorização do corpo e da alma, expectativas, críticas, cinismo, verdades e mentiras repousam sobre a ave e o índio. "A gama estilística dos sinônimos". (dicionário on line de português)
Enfim, quer afirmar referências encontradas no livro sagrado como, por exemplo: 
1. Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.
2. Depois veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:
3. Retira-te daqui, e  vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
4. E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.
5. Foi, pois, e fez conforme a palavra do senhor; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
6. E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro (Reis 17:1-6)
Importante ressaltar, também, "o `CORVO´ na mitologia dos povos", a exemplo do povoado indígena na América do Norte, a espécie é o mito do trovão (a língua) e do vento (a asa). Consideram-no uma espécie de ave semelhante a águia, e por essa razão, o mantem como representante de um grande espírito. O corvo alimenta-se de cadáveres de outros animais, frutas, sementes, invertebrados tais como insetos, caracóis, ratos, lagartos, rãs, vermes e etc.
O ápice da questão é saber qual o significado do corvo para Tonto, se a bíblia cita os corvos alimentando um profeta a pão, carne e água, então, o que representa, no filme, um índio alimentando com cereais; um corvo SEM VIDA,  a mais de 15 horas ao lado de bandido canibal? Fato é que Tonto diz: "Estou esperando espírito retornar". Frequentemente ouvimos frase semelhante quando, o povo obstinado por justiça, clama a volta do Messias. E, por outro lado, descaracterizando qualquer tentativa de roubo, Tonto efetua uma troca de objetos com os mortos, um tipo de extrema unção a la cereal ao enterrá-los numa cova. Muito interessante e engraçado até quando insinua princípios espirituais que limitam a grandeza de uma alma ou sua perdição. "Refém de um mundo feito de opressão absoluta", Tonto, no anseio de justiça, liberdade e verdade, somente se dispersa do corvo quando atinge todos estes anseios. Sentimento que floresceu após ter sido traído pelos miseráveis políticos em troca de uma traição inocente contra a sua tribo, povo, totalmente extinto por esse impensável ato ou erro. O corvo renasce cheio de vida e voa para o horizonte enquanto Tonto segue sozinho o seu destino. Reflita...
Em segundo plano, vislumbrar-se-á uma exposição de idéias a favor do Direito Natural defendido por John Locke, direito que confere legitimidade à razão humana entre o direito e o dever moral de todos respeitarem a sua própria natureza, mesmo que com uso da força, quer dizer, as pessoas estariam amparadas a agir unilateralmente caso o governante contrariasse o contrato social estabelecido no Direito Natural e deixasse de proteger a vida, a liberdade e a propriedade. Segundo Locke:
O contrato social surge de duas características fundamentais: a confiança e o consentimento. Para Locke, os indivíduos de uma comunidade política consentem a uma administração com a função de centralizar o poder público. Uma vez que esse consentimento é dado, cabe ao governante retribuir essa delegação de poderes dada agindo de forma a garantir os direitos individuais, assegurar segurança jurídica, assegurar o direito a propriedade privada (vale ressaltar que para Locke, a propriedade privada não é só, de fato, terra ou imóveis, mas tudo que é produzido com o seu trabalho e esforço, ou do que é produzido pelas suas posses nesta mesma relação) a esse indivíduo, sendo efetivado para aprofundar ainda mais os direitos naturais, dados por Deus, que o indivíduo já possuía no estado natural. (John Locke e o Segundo tratado sobre o governo civil (1682) - Wikipédia - grifo nosso)
A autonomia divina estaria encenada na figura de Tonto (o índio) e quer registrar seus atos, sua fé e a crença espiritual em busca da justiça que cumpre  destacar a superioridade do Direito Natural frente a ingerência aniquiladora do Estado na vida privada ou como alerta as inimagináveis concepções de forma de governo.
Em contrapartida, o Direito Positivo aparece no personagem do Promotor de justiça de maneira tão sólida que não há possibilidade de agir na solução de conflitos, senão, por provocação do exercício da função jurisdicional. O promotor de justiça, é por adesão, o piolho da justiça e idealiza o tribunal, a força da lei e do Estado como único poder capaz de dirimir conflitos, a pacificação social e a condenação dos criminosos. A preocupação do Promotor e a seriedade dele quanto levar o criminoso a julgamento pode ser demonstrada no momento em que discute com seu irmão, xerife da cidade, a não execução do prisioneiro Tonto sem o tribunal de justiça, in verbis:
"Quando um homem se une em sociedade, deve abrir mão das leis da natureza e assumir ... (é interrompido por Cole, um dos acionistas da ferrovia) as leis dos homens para que a sociedade como um todo, possa prosperar." (os Tratados de Governo de John Locke) 
Nesse momento, cole, cinicamente, acaba por rir ruidosamente.
Pressupunha-se que o caminho era a lei.  No entanto, devido as circunstâncias cruéis que assolavam a justiça, o promotor é obrigado, na prática, fazer uma reflexão sobre sua conduta e filosofia jurídica, percebe pois, que o Direito Positivo toma novos rumos e sua essência assume importância diversas de sua origem como instrumento operacional e de justiça.
Por analogia, pode-se dizer que a arquitetura criada pelo poder está longe de garantir legitimidade do Direito Positivo em sua raiz, bem como, permitir que cada indivíduo esteja sobre a proteção e alcance de seus direitos de forma justa.
Vê-se, assim, que o poder público, ente responsável por manter os mecanismos jurídicos em perfeita ordem, se submetem as PAIXÕES CAPITALISTAS, articulando ações criminosas e portadoras de riquezas ilícitas.
Nesse sentido, o promotor de justiça reconhece que a efetivação dos direitos do homem e de justiça estão comprometidos e encurralados a conspiração do Poder, sendo que, o  capitalismo é o seu regente enquanto perspectiva da razão humana e da lei. Perde ,assim, a força reduzindo-a ao nada e ao vazio, levando o promotor a se transformar no Cavaleiro Solitário e resgatar o ideal do Direito Natural evitando as vias de fato. Com isso, o índio e o mascarado se unem, não, na causa de uma grande amizade, mas como parceiros em busca da valorização do Direito Natural concomitantemente ao Direito Positivo, respectivamente, desencadeando a cisão entre "Ética e Direito degradadas em moral do interesse e do prazer, esse exílio na abstração da lei ou confiscado pela violência ideológica". (FERRAZ JUNIOR, 2003, p.174)
Mascarado, surge o Cavaleiro Solitário para devolver ao Estado toda sua forma de poder: "a vigilância permanente, pública e sem limites, o esquadrinhamento disciplinar, a utilização política da psiquiatria", o anonimato, o medo, a omissão, a vergonha, a sagacidade, a opressão e o banditismo de justiça, etc. 
Defendendo os pobres e oprimidos com uma máscara e um cavalo branco, o mascarado cumpre a justiça sem o uso indevido de armas. Ao final, o filme sugere a continuação de um cavaleiro mascarado quando pronuncia vários nomes para seu cavalo ou personagem, sendo um deles de nome TORNADO (Verificar)[2]. Assim sendo, a figura do cavaleiro solitário passaria a ser chamado em um próximo filme de "ZORRO" [3], bacana essa união se assim fosse, que "sob uma máscara e uma capa negra, empunhando uma espada[4] e cavalgando um cavalo igualmente negro de nome "Tornado", humilha o Estado e o Capitalismo quando adota a espada em campanha contra o uso de armas e da violência, decorando "a letra "Z" (três linhas cruzadas) como sua assinatura, marcando-a com sua espada em paredes e nas roupas de seus inimigos, como sinal de sua passagem". (WIKIPÉDIA)
A letra "Z" formada por três linhas cruzadas - o poder Legislativo, executivo e judiciário, deu origem a palavra "ZORRO" que em espanhol significa raposa.[5] 
Considerando que, permanecerá a sequência do Cavaleiro solitário, dever-se-á trocar a ESPADA pelo REVOLVER, objeto pela qual, o justiceiro arranca das mãos dos criminosos a arma de fogo, sem lesões nas maioria dos casos. Aspecto de impacto potencial e positivo para tratar desdenhosamente o Capitalismo. Sua força vem de um tiro certeiro, veloz, diagonal e perpendicular, ou seja, "estilo arquitetônico, planos que se cortam formando diedros adjacentes iguais", formando retas que se erguem e se lançam por ângulos diversos, subindo e descendo, quem sabe, desenhando uma ESTRELA. Aquela que o Cavaleiro solitário coloca em seu coração.

FRASES INTERESSANTES:

1. "E o futuro é brilhante, senhoras e senhores, e está apenas começando."
2. "Eu não temo o que vem depois."
3. "Me conhece pelos gritos de meus ancestrais no vento do deserto e conhecerá seus gritos de alegria quando eu remover sua semente maligna da face da terra."
4. "Cole controla tudo... a ferrovia, a cavalaria, tudo. Se homens como ele representam a lei, prefiro ser um fora da lei."
5. "Chega um dia em que homem bom tem que usar máscara." (da justiça é claro)
6. "Não um homem. Um espírito maligno nascido no vazio do deserto com uma fome que não pode ser saciada. Tem o poder de tirar a Natureza do Equilíbrio. Meu povo chama esse espírito de (...)"
7. "Prata fez ele ser o que é, vai fazer ele retornar para a terra."

"Que tipo de homem da lei não leva a própria arma?" Pergunta o bandido.
"Acredite, para onde este trem está indo, não há lugar (para coisas assim)! Responde o promotor.
"É? E para onde?"
"Para o futuro!" (surge 4 homens armados e rende o promotor de justiça)
"Sabe de uma coisa? Deve ter razão!"


Seja bem vindo, Cavaleiro Solitário!

ELENCO DO FILME "CAVALEIRO SOLITÁRIO"
Lançamento em 12 de julho de 2013 (2h 29min) dirigido por Gore Verbinski. Atores Johnny Deep, Armie Hammer, Tom wikinson e outros do gênero ação, aventura e faroeste. EUA.

REFERÊNCIAS:

FERRAZ JUNIOR, Tercio Sampaio. Introdução ao Estudo do direito: técnica, decisão, dominação. 4.ed - São paulo: Atlas, 2003.
 
WIKIPÉDIA. Contrato social. John Locke e o Segundo tratado sobre o governo civil (1682) Disponível em : https://pt.wikipedia.org/wiki/Contrato_social



Nota:

1. Pela apreensão do conhecimento sobre direito Natural e Positivo, no tocante da reflexão em questão, agradeço aos professores do primeiro período do Curso de Direito:  TGE e IED.

2.Após verificação, o nome é Tonto e não Tornado (bem, na verdade, eu não estou certa disso). Mudando o raciocínio, parece que o cavaleiro mascarado continuará sendo "O Cavaleiro solitário" - UM EXCELENTE ATIRADOR que não mata ninguém, apenas, atira para desarmar seus oponentes e fazer justiça; e seu cavalo ganha nome de "SILVER", conforme grito de missão cumprida: "HI-YO SILVER". Contudo, permanece a análise anterior, uma vez que, o objetivo dos dois mascarados é o mesmo com poucas diferenças.

3. A análise sobre o Cavaleiro Solitário se tornar ZORRO é apenas hipótese ou dedução dos indícios encontrados no final do filme. OPINIÃO&REFLEXÃO.

4. "sob uma máscara e uma capa negra, empunhando uma espada" - A deusa da justiça.

5. Observando a ponta da espada ao criar a "marca do zorro", realmente temos não propriamente a letra "Z", mas as três linhas cruzadas e que podem ter conotação a teoria dos três poderes.

As imagens foram todas retiradas da internet  - links:






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