Páginas

terça-feira, 12 de março de 2013

"PEREGRINAÇÃO DA ALMA"



VIAJAR

As viagens são um agente poderoso de educação. Cada vez que entramos em contato com novo mundo - porque há novo mundo em cada área um tanto afastada dos nossos passos de cada dia -, esse contato revela corpo e alma diversos das figuras do cotidiano.
Educar é aparelhar para o mundo, adestrar para a coordenação dos bens que se esparramam em toda as partes. E como nos humanizarmos, sem os contatos?  Como compreender a solidariedade, sem a praticarmos?  Quanto é difícil amar ao próximo, sem sabermos onde ele se encontra, e como vive, e o que faz, e o que pensa!
Viajar é multiplicar-se em paisagens e povos. É um diminuir diante de grandezas que nos vão, paradoxalmente, fazendo grandes também. A transmigração dos nossos tempos, a peregrinação da alma, é precisamente esse estender-se além fronteiras, essa busca ansiosa de compreensões, atitudes e humildades. (OLIVEIRA, p.243-244)

Ao tom das lástimas de meu brio e da "justiça esmagada", rasguei a rede que me envolvia, queimei os trapos daquela ruína e viajei... viajei por fronteiras espiritualmente tão fortes, onde, os livros seriam substâncias informes para contar todos os meus dias.

A todos os grandes espíritos que fluíram sobre mim com tamanha bondade e perseverança, os meus sinceros agradecimentos.

Obrigada.




REFERÊNCIA

OLIVEIRA, Cândido de. Conheça o seu idioma. Aplicação gramatical. volume IV. Editora Coleção F.T.D. São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário