Páginas

domingo, 24 de fevereiro de 2013

ELTON JOHN, STRANGE FORCE

Atualização em 02.03.2013 ás 21:34 h
Ohh!!! Esses homens são demais...


"A maioria pensa com a sensibilidade, eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar." (Fernando Pessoa)

Elton John, com 450 milhões de discos vendidos, é um dos maiores fenômenos da música.  Ultrapassando 40 anos de carreira, surpreende.  Emoção garantida e fascinação mundial.  Suas músicas estremecem a razão e alertam sobre as “grandes mãos na escuridão”.  Pensar, sentir... degustar, explorar sem ser vulgar.  Um exemplo marcante foi  a composição da canção “Candle in the Wind” em 1973 para Norma Jean. Passagens, extremamente significativas marcam a diferença de fundo que nos deixa cara a cara com o inimaginável e o impensável como:


You had the grace to hold yourself while those around you crawled. They crawled out of  the woodwork and they whispered into your brain. They set you on the treadmill and they made you change your name. (…) Loneliness was tough the toughest role you ever played. Hollywood created a superstar and pain was the price you paid. (Elton John)

Por fim, fecha com chave de ouro a canção quando define Norma Jean em um único verso: “More than just our Marilyn Monroe”.

Em seguida criou-se uma nova versão para um amigo, talvez, John Lennon, não sei, e a Princesa Diana.
Em total semelhança ou admitindo interferência da T.C, e ainda, filosofando sobre a performance das canções de Elton John, vejo dois lados bem distintos na interpretação da música "Sorry Seems to Be the Hardest Word", 1976: uma que retrata o amor com paixão abalado pelos erros em busca do perdão, e a outra, que trata de uma série de reflexões "diversas e articuladas por pessoas que compreendem, em larga medida, o que fizeram e ainda esperam ser perdoadas". Vejamos a segunda situação:

“What have I got to do to make you love me? What have I got to do to make you care?


“Compreender o que os seres humanos são capazes de fazer uns aos outros não de forma espontânea, mas quando mobilizados para pensar que outros seres humanos – pessoas que eram seus amigos de escola, vizinhos, colegas de trabalho e irmãos da paróquia – não são de modo algum seres humanos, e quando organizados e orientados para empreender o massacre.” (HATZFELD, 2005, p. 8)
Há meio século os conflitos contemporâneos cujo alvo prioritário são as populações civis suscitam novas perguntas sobre o perdão: pode-se conceder um perdão aos autores de todos os crimes coletivos?  Aos decisores de crimes do Estado, de crimes contra a humanidade? Pode-se conceder um perdão coletivo a uma comunidade ativa ou cúmplice desses crimes, a um povo majoritariamente solidário, a um Estado culpado de crimes em grande escala? Aos que pedem mas não assumem seus crimes? (ibidem, p.217)
Em testemunho no caso do genocídio em Ruanda, 1994, Sylvie responde:
(...) Quem olhou o vizinho abrir o ventre das moças para matar o bebê diante dos olhos delas, não há nada a perdoar. Não há por que desperdiçar palavras para falar desse assunto com essa gente.  Só a justiça pode perdoar... Uma justiça que ofereça um lugar à verdade, para que o medo se esvaia...” (Ibidem, p.218)

PENSAR... SENTIR. EXPERIMENTE ESSE ALIMENTO.

REFERÊNCIA

HATZFELD, Jean. UMa temporada de facções: relatos do genocídio em Ruanda. São paulo: Companhia das letras, 2005.

EM CONSTRUÇÃO...



sábado, 16 de fevereiro de 2013

PRESENTE DE GREGO

Ultima atualização em 23.02.2013.
PACATÁ PACATÁ PACATÁ ... PIUÍ XAXÁ. 
AOW! ADORO! " NA DÚVIDA, NEM ENCOSTA!"
Cuiabá, um paraíso no centro da América
O apito a tocar preste atenção! Mistérios e lendas de assombração.segui com coragem, mostrei meu valor,eu sou Mangueira a todo vapor.
(GRES ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA - 2013)
Amigo fiel
Eu vou cavalgar, pra encontrar A minha história nesse mundo de meu Deus! Venho de longe de uma era milenar, Fui coroado quando o dia amanheceu! Brilha, estrela guia... Um viajante, a sua sede a matar! Presente de grego, que grande ironia Herói das batalhas, real montaria! Com asas surgiu do infinito, tão claro mito.. A joia rara de Alah! Cigano... Buscando a purificação! Trotando elegância e bravura, A minha aventura se torna canção! É o bonde que vai, carruagem que vem... Na viajem que trás, o amor de alguém! Indomável corcel, alazão da Coroa... Troféu da nobreza, estrela que voa! Amigo do Rei, pela estrada lá vai o Barão! Sul de Minas Gerais, galopei... A riqueza da mineração! Café me fez marchar... Ao Rio da corte a bailar! Acreditar... Que fui a raça escolhida! Sou um puro sangue azul e branco, Um acalanto... a mais sublime criação! Sou eu o seu cavalo de batalha, Se a memória não me falha... Chegou a hora de gritar é campeão! Sou Manga Larga Marchador! Um vencedor, meu limite é o céu! Eu vim brilhar com a Beija-Flor.. Valente guerreiro, amigo fiel! (GRES BEIJA FLOR - 2013)
In hoc signo vinces!  Duas teorias contrastam com a frase em latim que significa "Por este sinal vencerás!".  Neste instante, inclino-me naquela em que O SINAL DA CRUZ  é o símbolo e a força contra todos os GESTALT do universo - lixões vitalizados, que por si só, nada mais seriam do que fracassados constantes. 
Para se "encontrar nesse mundo de meu Deus", só alcançariam a fama e o poder desejados, se direcionado um foco de tudo que se concretiza na negatividade, desumanidade, tolice, perversidade, unilateralidade da natureza dos gentios. Um pantanal inteiramente avesso a liberdade e ao Direito. A incapacidade do ser que o humilha e o transforma em corpo veludoso de fibras disseminadas é o seu maior complexo.
Imita a psicologia da forma em nossos antepassados e contribuem para o crescimento dos "fundamentos teóricos básicos": continuidade, segregação, semelhança, unidade, proximidade, pregnância e fechamento", e então, aderindo a critérios de supersoma (1) e transponibilidade (2), camuflam a realidade.  (WIKIPEDIA)
O "Big Brother" que George Orwell descreve em seu romance Nineteen Eighty-Four (1984) e sua ideologia sobre a sociedade oligárquica.
Mistura-se a verdade e a mentira comedidamente há séculos para encontrar o verbo, porém, o único lugar em que pode ser encontrado é dentro de si mesmo.
(1) refere-se a idéia de que não se pode ter conhecimento de um todo por meio de suas partes, pois o todo é maior que a soma de suas partes;
(2) independentemente dos elementos que compõem determinado objeto, a forma se sobressai.

REFERÊNCIAS:

SCHILLING, Voltaire. Educação. História antiga e medieval. Disponível em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/antiga/2002/12/16/001.htm

WIKIPEDIA. Gestalt. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gestalt
IMAGENS: 
Internet
Roupa do imperador copiada do site Dreamstime: http://pt.dreamstime.com/imagem-de-stock-royalty-free-imperador-romano-image21914996
"Acima de tudo, Mangueira!  É surdo um em dose dupla mané!"

Aproveitando o momento, vamos homenagear dois grandes artistas:
Rosa Magalhães e o nosso saudoso jeca - O Zacarias.



Foi incrível! Uma disputa acirrada, mas, um JECA TATU venceu THOR e O MANGA LARGA MARCHADOR!  Parabéns Rosa Magalhães! 


"(...) é a vila, chão da poesia, celeiro de bamba. Festa no arraiá, é pra lá de bom (...)"
 (GRES Unidos de Vila Isabel)

Mocidade Independente de Padre Miguel, sua bateria foi nota 10 (dez). Um recado: "(...) mostrando a minha identidade, eu posso provar a verdade a essa gente, como eu sou da Mocidade Independente." (cartão de identidade)

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

VOCÊ É ETERNA, WHITNEY!

 
Um ano sem a Whitney Houston.
EM CONSTRUÇÃO ...

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis." (Fernando pessoa)
 
 
 
 
 

 

domingo, 10 de fevereiro de 2013

MESTRE CUCA

"Imagine, teve gente se achando mais que Deus!" (GRES Acadêmicos do Salgueiro - 2.013)


Ultima alteração em 24.02.2013.
E PEGA NA MENTIRA ... 


Hummm! Que delícia! Os lábios até umedecem. Quer dizer... Não exatamente, entende? Seria uma imitação, uma resposta ou puro charlatanismo? "Acendo a chama pela paz universal" Diga NÃO as aparências. Tem um Rato de Telhado na cozinha!
Lá laiá laiá laiá e lá vai Lalá.
Pamonhas caseiras e fresquinhas! "Uma história eu vou contar..."


Uma história vou contar. Tem lendas, mitos e magias. Era uma ilha... onde um povo valente vivia. Que um grande império conquistou. Virou cidade das realezas. O reino unido e seus heróis. Peguem as armas! Diz a voz de um santo guerreiro. Os bravos vão lutar e cruzar fronteiras com sua fé estampada na bandeira. Vou botar molho inglês na feijoada. Misturar chá com cachaça. Ser ou não ser, eis a questão. Tem choro e riso nesse palco de ilusão. Vão dominar o mar e grandes tesouros. Guiado pelos olhos da ciência, lindos contos vão brotar. A luz do cinema é arte a brilhar. Olha bicho, paz  e amor suingou. Batuquei meu samba com rock n´rool. Na minha terra tem o reino da folia. Futebol que contagia... é gol! É a vitória um momento divinal, Acendo a chama pela paz universal. A minha ilha é ouro é prata. Tem o bronze da mulata. Canta meu rio em verso e prosa com a cidade ainda mais maravilhosa. (samba enredo 2012 - GRES União da Ilha do governandor)

O Rato de Telhado, desconfia sempre do alimento que vai ingerir. Cautelosos e observadores antes de devorar sua refeição, conseguem  se prevenir de qualquer situação que lhes pareça estranho, seja um objeto, seja um alimento. Comunicam com toda a colônia se houver alguma ameaça por trás da comida que está a espreita. Lutam agressivamente pela sobrevivência com outro rato que tente invadir seu espaço. Canibalismo é um hábito. Após três meses de idade já estão preparados para a reprodução.São habilidosos e equilibristas.
Desinfetem a cozinha e chamem o cozinheiro!
Apenas um ficou e liderou.
"Skinner", vencido, bate em retirada. É negócio da china!
Em outro ramo, passa a investir em ouro negro, ninhadas de polenta, rolinho de primavera, burritos à brasileira,suchi e outros. Truques da cozinha e repercussão internacional. É! Tá russo! Avançar é preciso.
Entre os pratos mais famosos, sobressai uma culinária de muitos peixes, aves, cogumelos, frutos e mel. As culturas de centeio, trigo, cevada e milho é bastante popular em comparação ao resto do mundo. A tradição local inclui a lavagem em banya, adaptada a ingredientes que trafegam com carga total, tão impressionista, que Yuri Gagarin exploraria em sua viagem espacial.
Exportar cachaça eu vou... É vivi vitalina!
Vestidos de noiva em contra bandos samurais, importar eu vou.
"Barato é o marido da barata!"
"sugestões de leitura para a  virada da estação". Pratos em abundância. É melhor nem comentar.
Há muito procurava-se algo bem popular. Fez e deu muito certo. A família adorou e é um sucesso.
Então, silêncio! Senão, cairá em retrocesso.
"Você sabe o que é caviar? Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar."