Páginas

domingo, 26 de janeiro de 2014

XEQUE MATE: A PRISÃO DE ATRUM






RESUMO

PROVÍNCIA OU DISTRITO?

Sinais hipotéticos  envolto as dunas do Egito e por entre as ruínas da Grécia, formavam-se o cenário secundário de um destino sem saída. Esperanças infundadas de fuga sob um percurso turbinado inerente a natureza do próprio corpo. Assim como a velocidade do vento, Gale desesperadamente buscava desvencilhar-se daquele vulto pardo em forma humana que se transportava com a facilidade aerodinâmica propulsora. Não havia distância, não havia privacidade, não havia espaço terrestre que estagnasse a criatura de profunda expressão facial maligna. Nem mesmo a distância do espaço e a terra impedia sua aproximação cara a cara com seu incisivo em questão de segundos. Uma criatura de garras estendidas e que teimava em lhe servir o veneno que corria de suas entranhas. Assim, e muito antes de Shinning Gale se tornar vítima da Fortaleza Tsé-tsé, da infância a maturidade, ela era atormentada por esse sonho que parecia ser o presságio de um destino fatal entre acontecimentos que mudariam dramaticamente a sua vida. Um cálice de ouro, um líquido incolor semelhante a água doce dentro de um recipiente transparente tal qual um copo, um deserto, um turbante branco, uma indumentária tradicional usada em terreiros de candomblé, uma farda azul, eram artefatos preciosos na Província de Atrum Solrac. Uma grande missão estava reservada a Shinning Gale, mas ela precisava aprender ... e enfrentar inimigos cruéis..., entre eles o monstro Kirk Grim Walloper, mais conhecido como ...
Era o início de uma jornada na descoberta e afirmação do Mundo Novo, em que a ilusão se depara com a realidade da humanidade escravizada, encravada na Teia que mantém entrelaçada a escuridão. Uma missão reveladora marcada com ferrete, dor, sofrimento, superação e solidão, na qual Gale viaja para compreender uma época em que a liberdade e a democracia não só eram direitos em extinção, como também, sinônimos de injustiça e afronta as regras ao bem comum. A organização da vida social imposta por um poder soberano massacra a honra e a polidez utilizando-se de artifícios, os quais, a ausência de caráter legal não significava crime, mas, uma perturbação IMORAL; e não ILEGAL  - a segunda Era - conceitos como lealdade, autoconhecimento e traição nunca foram tão poderosos. Lutar para derrubar a fortaleza tsé-tsé e Atrum passou a ser sua própria subsistência.


Uma passagem para o inferno


A FORLALEZA TSÉ-TSÉ: Fisicamente situada na Província das VESPAS governada por Atrum Solrac

"Na arquibancada pra a qualquer momento ver emergir o monstro da lagoa."

"Os samurais da extorsão": "De geração em geração, todos conhecem essa lição. (O RAPPA - Tribunal de Rua)

Pelotão do Credo (Miséria e corja): "Pai, afasta de mim esse cálice de vinho tinto de sangue"

Pelotão Homérico: "Esse pileque homérico no mundo"

Pelotão do ódio:  "De muito gorda a porca já não anda; de muito usada a faca já não corta; como é difícil pai, abrir a porta; Essa palavra presa na garganta."

Pelotão de Elite:  "Quero cheirar fumaça de óleo diesel. Me embriagar até que alguém me esqueça."

Bandidos mal sucedidos e renegados pela PROVÍNCIA MAIOR.
"QUERO LANÇAR UM GRITO DESUMANO QUE É UMA MANEIRA DE SER ESCUTADO."
Citações da Música "Cálice" do IMPERADOR CHICO BUARQUE DE HOLANDA.

Arraiasado e a operação caraguejo
"Violência demais; chuva não tem mais; roubo demais;  política demais; tristeza demais;  o interesse tem demais."
(O RAPPA - Súplica Cearense)

Personagens Principais:

Dengo
Atrum Solrac: a corrupção, roubar e torturar eram atividades diárias. Mosquito que mata. LADRÃO em liberdade. INTOLERÂNCIA E IMPUNIDADE. HERANÇA emaranhada das TREVAS. Carisma excessivo com crianças. 
"Monstro invisível que comanda a horda arrasando tudo como é de praxe. Eu tô laje acima do cerol que leva a vida para baixo. Vejo a minha história com a sua comungar."  (O RAPPA - Monstro Invisível)

Filó
Shinning Gale:

VERDADE! LIBERDADE! JUSTIÇA!
Tá na Filó Lalá.

Scars
Kirk Grim Walloper: Nome que vai revelar o maior segredo do universo. Olhos vermelhos, Estratégico, Cruel, sem caráter e Capitão das forças Armadas de Atrum Solrac, mantinha a segurança da FORTALEZA e VECTOR NORTH. Local onde se concentravam arranjos diabólicos em conluio com seu irmão Avenger Grim. Principais maquinadores do crime organizado, do contrabando, da lavagem de dinheiro e estupros por toda a província. Crimes que incluíam a participação de sua amante Lucxiana S. Weed, incluindo toda a família e as crianças, como também, a grande aliada Adrien nas ações sucessivas contra a autonomia e liberdade de Shinning Gale. Juntos mantinham o controle sobre o patrimônio cultural e social de Gale em total reducionismo. Monstro que foi um empecilho na vida de Shinning Gale, mas também, seu maior mestre.

DNY .U.Shadow  Choa
Avenger Grim Walloper:  Monstro invejoso que se sentia renegado pelos pais devido ao afeto privilegiado a seu irmão, como também, por ser Kirk diplomaticamente reconhecido como autoridade e inteligência por todos a sua volta. Inquestionavelmente superior, a única forma de vencer Kirk seria traindo sua confiança com cautela sem transparecer qualquer intenção. Destruindo a Kirk e a seus Pais, passa a ser o único SOBREVIVENTE, ambicionando tomar todas as armas e títulos de Kirk que caiu numa cilada há muitos anos projetada e concluída com sucesso. Para manter um sorriso aparente e demonstrar-se bem sucedido, foi preciso convocar exércitos de musgos e outras criaturas que o ajudaram a reunir poderes, propriedades e adquirir todo um mundo que nunca conquistou por merecimento.  O importante era defender-se e, o resto, deveria juntar-se aqueles que estão "WALKING DEAD". Avenger é o Poltergeist e sua atividade principal era violentar mulheres, com maior frequência, as que estavam em gestação de oito meses com o objetivo de trazer ao mundo uma criança que seria estorvo e total sofrimento, senão a morte.  Viciado em dar "Boa noite a Cinderela". Pouco sabia que a mesma sombra o aguardava para devolver-lhe toda a escuridão em dobro. "WALKING, WALKING... WALKING DEAD!" 

1991 - A INTOLERÂNCIA DAS VESPAS SOLOMOM-ISCA, VESPAS ANAVI, VESPAS SANTUS, VESPAS FONTkESECA
Durante quatro décadas uma província chamada Vespa foi governada como exemplo de povoamento urbano. Contudo, era um governo controlado pela Elite local. Algo precisava mudar. 1989, A queda do governo aristocrata se consuma dando início a uma implacável e fumegante história onde protagonizam os "Sátrapas'. Revoltados com a traição de seu povo, os sátrapas" conspiraram contra estes. 1991, forma-se uma grande aliança entre os sátrapas e o governo de Atrum solrac reivindicando o domínio sobre a região, embora politicamente dependentes - "Dividir para dominar".  Na primeira década, os Vespas viveram um período florescente. Atraídos por ofertas de trabalho e doações de terra, muitos instalaram-se na região. 2000, A TEIA que se alastra pelo mundo desejando impor suas regras e corromper o Poder Público, ganha abrigo e passam a garantir autonomia na Província Vespa. Cansados de correrem riscos abertos e dever obediência ao poder público, A TEIA ameaça um golpe de Estado, ganhando território para o crime organizado. Os sátrapas  e Atrum temiam a força dos fios de seda já armados na província se submetendo a infeliz  campanha da indústria denominada Vespadócio.
Malditos predadores que um dia se tornarão presas de sua própria maldade. "Um mundo novo" que não dará chances a nova geração de suas famílias.  Escravos...  De escravos a Bondslaves implorando um nova chance de escolha... uma nova chance de ser mais humano. Uma mente insana, um coração amargurado, um corpo asqueroso, uma vontade mórbida, um pensamento alienado e status atrofiados. Limites já em apenso no interior orgânico que sangra a submissão explícita no morder dos lábios e no esbugalhar dos olhos inflamados de culpa, violência e ódio.


O RING DE PATINAÇÃO: Gale era apaixonada por Patinação no Gelo. A dança, a elegância, as vestes, a Técnica, o Compasso, a sintonia, a arte, a música, a física. Juntos se tornariam o viver e o paraíso de uma guerreira.  Driblar o invencível e imaginar mover-se pelo ar como pluma entre as mais belas paisagens naturais do mundo. Levitar nível acima da Cachoeira Seljalandsfoss, Islândia; Cavernas de Mármore, Chile; Cachoeira Multnomah Falls, Oregon, EUA. dentre outras. 


20 DE JULHO DE 1997...





coadjuvantes:


   
Fog Spy

Acima de 2m10 cm, essa criatura de olhar maligno parecia Ninja ou militar de elite. Era um ser de braços e pernas fina, longa, sem definições quaisquer dos órgãos externos da cabeça, salvo os olhos que expressam ódio mortal. Podiam se transformar em fumaça e desaparecer.  Na melhor da hipóteses assumir uma estatura humana.






Os Corvos
Meia noite. Pesadelos trafegavam a mente de Gale como se realidade fosse. A escuridão da noite gelava o espírito ameaçado pelos ventos uivantes que atravessavam a janela do quarto onde Gale se debatia contra um sonho agitado. O matagal roçava-se sinistramente provocando sons arrepiantes e reproduzindo sombras assustadoras na janela.  Uma procissão de corvos encapuzados surgiam instantaneamente em direção circular com vestes longas por toda a extremidade do terreno. Flutuavam num mesmo ritual carregando tochas acesas. Visão perturbadora com efeitos de medo e morte.

Se de um lado, AYRA, era o escudo e força, do outro, NUME era o ar que Gale respirava. Ele foi o OXIGÊNIO necessário para  que Gale não morresse asfixiada  pela poluição do ar  totalmente dominado pelo mau cheiro de lixo, mofo, carne pobre e esgoto espalhados na atmosfera da Província Atrum Solrac. Ar líquido cuja a cor é ligeiramente azulada que sob a pressão atmosférica produz altas e baixas unidades de ar, podendo produzir "um frio intenso, que torna quebradiça e friável a borracha, a carne e a cortiça", como também, produzir chuva, neve, tempestade e ventos. Qualquer variação na pressão, Nume se desloca para manter o equilíbrio da massa de ar e a pressão. Significa dizer, que ele purifica um ponto determinado da superfície sem ventilação ou atmosfera contaminada. Reação instantânea para provocar uma combustão e peneira molecular as ações tiranas de Atrum e projetos demagogos do bem-estar e a saúde do povo, a propósito,  Ação Vidas Perdidas - operação criada para induzir  o Homem sem a saúde plena, mortes prematuras, alterações climáticas e um extermínio universal incalculável desprovido de acusação por  crime ambiental, humano e administrativo. É da natureza humana pensar que nunca vai ser a vítima. Por isso, Nume, fenômeno inteligente, adquire em certos casos, mutações cômicas que camuflam sua aparência física como alternativa viável de alerta ao perigo iminente.

"I´ll save you from yourself, from the demons of the night, they promess fame and fortune.  All that you eargerly desire.  From the voices calling you - They says: sale your soul to Evil."      (ERA 2)

Ayra
Ayra é o Espírito evoluído de energia plasmática elevada com propriedades distintas da matéria comum. Embora a essência fundamental que o orienta seja simples, possui comportamento extremamente variado e sutil. Fenômeno que ao surgir de forma inesperada, pode se manifestar com funções tipicamente complexas. Estrutura que se encontra sobre uma dimensão superior a de Shinning Gale. Sempre presente nos momentos de perigo, era um guardião enviado para protege-la. O único contato entre eles era visual por apenas alguns segundos e, algumas vezes por telepatia. Não havia interferência sobre a realidade que deveria ser conquistada com dignidade e a confiança entre ambos. Gale ignorava totalmente o significado daquele rápido e inesperado vulto ao seu redor sem noção do que seria o bem ou o mal. Fato que iria ser decifrado quando Gale e o guardião estivessem no mesmo plano dimensional.  


  
Varejeira Bundê
Adrien Afiel Jealousy: Da penumbra da noite ao alvorecer é uma criatura abominável. A pústula irriquieta e estressada não possui nenhum bom sentimento  para com o próximo. Varejeira, Psicopata e mercenária, odeia a todos e inveja a todos aqueles que qualificam o conteúdo do que ela, naturalmente, não pode ter. Chefe de uma das facções e bem relacionada com o tirano Atrum solrac é responsável pelo funcionamento  do moinho de vento que humilha, pressiona, dilata e paralisa. Preferência por infectar animais domésticos. Por exceção, seu maior alvo é Shinning Gale, a quem Adrien persegue com o objetivo de aniquilar tudo que Gale construiu com seu próprio esforço e trabalho. Das unhas ao fio de cabelo, Gale incomodava a megera que a enfrentava de frente com olhar salteador, mas, atacava pelas costas. Passo a Passo apagava os caminhos traçados por Gale e inventava armadilhas que pareciam ser a realidade física e intelectual da indesejada. Por um sistema de vigilância integral, Adrien conseguia fazer da vida de Gale um lixo, como por exemplo, podia produzir um peido alemão e o odor de um "ti julé" em qualquer circunstância que estivesse Gale.  São os musgos invasores da privacidade como reversos da verdade! Era admirável quantas vezes por dia mordia os lábios para não transparecer o ódio que tinha de si mesma. Inferno que ela destilava com prazer contracenado com um largo sorriso. Gale, com sua fama de Águia, é extremamente corajosa para enfrentar qualquer monstro, e por isso, Adrien procurava encontrar uma poção onde Gale desfalecesse precocemente, e também, necessitava um cativeiro de animais selvagens para auxiliar suas desventuras, entre eles, um FALCÃO de bico bem afiado. Contudo, Adrien é uma criminosa que vivia entorpecida pelo medo de retaliação as ilegalidades cometidas em abundância, mantendo-se no controle de uma "covarde feliz". 
Facções
Roy  Vespadócia

Uma das várias mutações de Nume.

Reptiliana
"Bom dia passageiros, é o que lhes deseja
a Miséria S.A que acabou de chegar"
(O RAPPA - Miséria S.A)
Lucxiana S. Weed: a prostituta do subúrbio a serviço do pelotão sanguinário de Atrum Solrac, tinha o objetivo de destruir, injuriar, difamar e caluniar a vida familiar de qualquer opositor do ditador, especialmente, Shinning Gale. Não possuia beleza interior, e muito menos, exterior. Qualidades que a inferiorizava e a tornava "erva daninha" da província. Recebia esmolas do ditador, serviços temporários e terceirizados para ela e toda a família em troca do silêncio sobre as armações criminosas de governo e operações internacionais clandestinas. Loura oxigenada e anelada, de baixa estatura e conteúdo "Zero", era popularmente conhecida como Erva daninha de "Jesus". Após sua chegada na província aos 14 anos de idade, casou-se com uma jovem chamada karl Santus, vindo a separar-se mais tarde por ocasião de uma filha concebida na ampla promiscuidade que vivia. Um casamento de pessoas, menos que comum, e divulgado na rede de TV Estadual da Capital onde morava Karl, anunciava: "O Casamento das "L" Luxiana S. e karl Santus em instantes".
ESTRANHO...MUITO ESTRANHO! JESUS E O SEGREDO DE TODOS OS SANTOS! Uma infeliz, sem estilo qualquer, que nunca teve onde cair morta até sua vida ser projetada pelo ditador Atrum. PROPRIETÁRIO de tudo e de todos, inclusive, da rede de TV que promoveu tal casamento. É! Tem tudo a ver com a Cultura Local. "VENCER OU VENCER." Do lixo ao lixo sai do subúrbio para a cabeça-de-mosquito, deixando-se influenciar até na escolha do nome da filha "Karl" baseado no nome da ex-companheira, como também, um plano para ter Kirk Walloper como amante e atingir a Vida Real de Shinning Gale.

Antúrio Brochado
Flunkeyraimund FileX.:
Cervo Solidário. De muita solidariedade com o próximo. Estelionatário. Queima de Arquivo. Incompetente e bajulador, intermediava as relações com o tráfego de Musgos. (...)
(?)
Clean
"Podem os homi vir que não vão me abalar.
O caes farejam medo, logo não vão me encontrar."
(O PAPPA - Me Deixa)

"As ondas da vaidade inundaram os vilarejos e minha casa se foi  como fome em banquete. Então sentei sobre as ruínas e as dores como ferro, a brasa,  e  a pele.  Ardiam  como fogo dos novos tempos.  E regaram as flores do deserto. E regaram a flores com chuva de insetos. " (O RAPPA -  O Salto)

Roedores
"Interesses na Babilônia viram nevoeiro.
 Poços em chamas  tiram proveito
Passa passa passa  passageiro
A arte ainda se mostra primeiro."
(O RAPPA - Mar de Gente)

O JOGO: XADREZ

O POVO: Seguidores e Invasores da Província Atrum Solrac, tornavam-se, em grande parte da população, incapazes e submissos. Eco das ordens do ditador Atrum a qualquer preço. Círculo vicioso que espalhava mentiras como se fossem verdades. Bastava uma palavra e o ar estava impregnado dela _ das Vespas ao universo. Todos emigrados, comandados e controlados por ele. Não havia uma só criança no local que não estivesse subordinada as influências dos pais mercenários a serviço de um futuro obscuro.
"O povo... foge da ignorância apesar de viver tão perto dela. E sonham com melhores... tempos idos. Contemplam essa vida numa cela."                                   (Zé Ramalho - Admirável Gado Novo)
O povo Deb...                  "Bem-aventurados os pobres de 
espírito, porque deles é o reino dos céus." (São Mateus,V:3)- ironizava Atrum. Sua pobreza é  o meu rico universo. A máxima se diverte com as provações mundana: doar mais do que receber; sentir a "ferrugem lhe comer" "a margem do que possa parecer". Séculos após séculos "passam a contar o que sobrou" - "a única VELHICE que chegou" e se consagrou. Atribuem-se demasiadamente tais sacrifícios acreditando serem boas para os simples e puros de coração, os quais, com a humildade de espírito entrarão no reino dos céus. A providência as coisas deste mundo é a virtude que vos aproxima mais de Deus.  Atrum Solrac com tão elevada opinião de si mesmo e de seu poder acima de qualquer divindade julga-se universal e inapelável dizendo as ocultas a seus lacaios: POBRE ESPÍRITO é uma tendência a mendigar, a ser desprovido de graça, bondade e de alma. Poder espiritual seria mais coerente! Isso nada mais é que a medida complacente que nos dá o sabor de governá-los,e governamos, desfrutando lentamente sua doce submissão. Para aqueles que possuem clarividência entendem que o verdadeiro "pobre de espírito" impera com intolerância. RICO ESPÍRITO é a colheita abundante da alma magnificente, da virtude, do ser, do viver... do homem de espírito. E para quê? Somos todos monstros camuflados no corpo humano a aniquilar a carne, triturar a razão, sepultar a virtude... canonizar a loucura! O CENÁRIO NÃO MUDA PARA UM ELENCO VARIÁVEL.

ARMAS:

PROVÍNCIA ATRUM SOLRAC
Todas as armas possíveis: cortantes, agudas, afiadas e explosivas. Além das PRAGAS, as principais e infalíveis são: influências, A Pena Mosquito e a Toga.
Haja coração, rins e córnea para aturar essa província, as moscas, os vermes e monstros. TSÉ-TSÉ.
A Pena Mosquito
Os Togas

Shinning Gale

a balança, a Esperança e o amor


Goofdog

Kirk Walloper:
 a Mente

LEMA:

Província de Atrum Solrac:  É IMORAL, MAS NÃO É ILEGAL. UM SALTO PARA O HORIZONTE. 

Eu sou a lei!  Eu sou a justiça! Eu sou o Executivo! - Disse Atrum solrac. 

Gale:  "Um favor pago envilece aquele que o recebe e desonra aquele que o concede."  (Charles Duclos)

Renunciar a vida e ir a guerra para morrer lutando, levando a glória conquistada com honra; a Viver e ir a guerra para morrer rastejando, levando a glória conquistada com agressão.

EPÍLOGO 

O JOGO  (1ª VERSÃO)

Enterrando-se bem fundo na consciência humana; navegando sobre o líquido amarelo que corre em suas veias e extraindo as pulsações dos sentimentos ocultos no interior de um coração negro, o jogo de Xadrez foi o alvo de maior combate entre Gale e Atrum.
Uma disputa que pendia a explorar profundamente o "EU" de cada adversário - sondar as entranhas da mente e seus limites.
Ali, expostos na imensidão do crepúsculo, os adversários se enfrentavam sobre as desertas ruínas pretérita e, certamente, sobre um misterioso arquivo.
Última rodada para o fim do jogo. Atrum, com o exército de peças brancas, sarcasticamente, usava vestimenta rústica em tom verde e vermelho, incorporando os Mosqueteiros. Com enorme vantagem sobre Gale, aguardava o próximo lance da adversária. 
As chances eram mínimas  para uma iniciante. Gale não  poderia cometer erros. As pragas da província infestavam o ambiente para enfraquecer sua concentração. Aborrecimento que sempre existiu desde o início dos tempos  e servia-lhe de provação para testar sua fé. Embora o ser humano fosse obrigado a enfrentar momentos terríveis, quase, insuperáveis... chega o momento em que a natureza reclama a sua parte no universo. Carregando um exército de peças negras e trajando farrapos azul e branco conforme vivia compulsoriamente qualquer cidadã limitadamente livre, porém, LIVRE, Gale, "estreitava sua órbita sob um olhar incandescente, ficando imóvel, observando a arena preta e branca com astúcia".
Com semblante firme e claro, ela toma posição de largada como se fosse velocista dos 100 m rasos, checa suas armas e plaina sobre pensamentos e lembranças.  A jovem parecia voar por sobre as montanhas mais altas e rochosas, apenas, se envolvendo por entre uma ventania brilhante e refrescante, como se nenhum combate estivesse para acontecer.  
Gargalhadas soavam por toda essa arena mercante. E eu era um palhaço sem graça vendido em leilão. E eu olhava tudo calado. E eu levava fé nessa mão. E eu ouvia os preços gritados. E eu calava o meu coração. (Antônio Marcos - Quem dá mais)
"Seria, aquela, uma braçadeira de desvio do seu destino?  A mesma que teria marcado na memória, na vida e o dedo anular?"

Gale abriu os olhos e "retornou ao perigo em sua volta diante de um inimigo que ela sabia que não podia vencer ou dele fugir."
Já não havia mais tempo para pensar e, de alguma forma, sabia que não estava sozinha.
Num gesto instintivo, retirou do braço um bracelete metade preto e metade amarelo, colocando-o na palma da mão e arremessando-o para o alto, dizendo:

"Ubi non est justitia, ibi non potest jus!"
"Veritas! Libertas! Justitia! "
"Aonde não existe justiça, não pode haver direito."

Shinning Gale
Na atmosfera, o bracelete se confundia com o arranjo de espectros estelares, brilhando com o poder de um milhão de vezes maior que o sol. Magnitude absoluta que radiava uma luz de cor branca em direção a Shinning Gale, revestindo-na com um traje de guerra em tonalidades de cor azul, ao mesmo tempo, em que capturava as memórias armazenadas no bracelete. Entre as memórias, podia-se ver imagens e ouvir vozes de advertência e perseverança, tal como: Proteja as Vespas de abdome na cor preto e amarelo, pois, é belo, é polinização. Imobilize as Vespas de abdome marrom, pois, é bicheira, é sono.
There can be miracles 
When you believe
Though hope is frail, It´s hard to kill
Who Knows what miracles you can achieve
When you believe
Somehow you will
You will when you believe  
  (Whitney Houston - when you Believe)

Emocionalmente fora de si e tomada por sensações intensas e contundentes, Gale compreendeu que, às vezes, é preciso inverter as posições e ocupar o lugar do seu próximo. Era necessário girar o tabuleiro para ver onde deverão se posicionar as peças de ataque e defesa dentro do triângulo maior.  Analisar a casa em que se deseja realizar o "mate", sempre em direção a mão esquerda. Em fase final da partida, Gale prossegue desenvolvendo uma estratégia para conseguir vantagem material e criar debilidades no campo inimigo, que poderão ser exploradas no final.  Manobras forçadas seguidas dos princípios fundamentais e acompanhada de sacrifício, garante a ascensão das peças negras. Ganho material e as brancas não podem jogar. As negras jogam com energia e ganham qualidade.
Há chances para ambos fechar o xeque-mate: as brancas ameaça ganhar a dama indefesa e a negras com possibilidades de atacar o rei branco. Com igualdade o  jogo continua empate em 35 movimentos. Momentos decisivos da partida, a vez passa a Atrum com as peças brancas que abriram a coluna G e H para atacar o rei preto que estava um pouco fraco, ganhando diagrama.
Acreditando ter executado uma jogada fatal contra o rei preto, Atrum inicia uma sequência de insultos a Gale - LIVRE! Você acredita que é uma mulher livre? Atrum lança olhares irônicos a Gale dos pés a cabeça... olhe para você sua cadela desorientada.

repetição

Com seriedade, Gale analisa o centro do tabuleiro sendo interrompida, mais uma vez, pela mesma voz que ouvira da memória vinda do bracelete... NÃO MATE. O REI ESTÁ AFOGADO. DEVE SER PERPÉTUO. A DAMA E O PEÃO... então, um novo olhar de relance para o tabuleiro e, Gale viu refletida a imagem de Atrum com um turbante na cabeça. Apesar do brilhantismo do solo do tabuleiro, o tirano não usava nenhum acessório acima do pescoço, e aquela imagem a deixou extremamente confusa. Admirada, observou atentamente o solo e Atrum... Atrum e o solo. Impossível! __disse Gale.  Era mágica, e no fundo, ela sabia que deveria possuir o turbante. Mas como? Fechou os olhos por um segundo, e por impulso, utilizou como trampolim, uma das peças amontoadas fora do tabuleiro de xadrez consagrando um salto ornamental limitado a altura de dez metros, de movimentos estéticos e hábeis durante a queda, finalizando com um giro triplo em torno da sombra de Atrum, evoluindo a cada manobra, com elegância de estilo e parada frontal, agarrou o turbante e anexou na cabeça de Atrum sem que ele percebesse o feito, pois, somente Gale poderia vê-lo.
Imediatamente, Gale,  relacionou o turbante ao jogo. Seria uma previsão de uma jogada excepcional para capturar o bispo branco deixando seu adversário desprotegido? XEQUE! Au Au, Atrum "- exclamou Gale devolvendo o insulto.
Com o lance as peças negras tem vantagem decisiva criando a possibilidade do Xeque-mate.
O Rei Branco não poderá escapar, entretanto, se as peças negras deixar o rei branco fugir do triângulo onde foi estrategicamente cercado, não poderá efetuar o "Mate" em até 50 lances a partir da última captura, quando o rei fica solitário.
Naquele instante, o desespero de Atrum era visível AO PERCEBER QUE COMETERA UM ERRO GRAVÍSSIMO, considerando que a sua autoridade e soberania eram forças extremas da sua conduta. Uma derrota seria catastrófico e retroceder jamais. Os corvos invadiam o tabuleiro procurando por pequenos insetos, moluscos, vermes, répteis e roedores; enquanto outros milhares, sobrevoavam com seu grasnir aterrorizante a espreita de resultados.
Assistindo ao desequilíbrio que caíra o todo poderoso, Gale continuou - de fato, excelência, ninguém é livre. Mas há uma grande diferença entre a "LIBERDADE DE CONTRATAR" e a "LIBERDADE NATURAL". Assim sendo, sou inegavelmente LIVRE. Sou, por minha natureza, o direito de "agir sem qualquer constrangimento externo". Sou a liberdade de opinião, de pensar e de ir e vir. Um caráter que você não tem e nunca terá.  Saber que jamais poderá comprar a minha lealdade e meu caráter o torna insano. Saber que acima de tudo... da dor, da razão, da fortuna, do conforto, do luxo, da fartura, jamais serei uma de seus lacaios. Saber  que a maior força do universo está dentro de mim. Saber que dignidade humana é o meu maior princípio. Isso, excelência, te corrói por dentro, não é?  Resta-te, por ora,... 
__ Cale-se! disse Atrum não suportando as duras palavras proferidas por Gale. Eu sou a lei, a justiça e o executivo, portanto, sem qualquer princípio ou regras, cabe a mim mostrar a você que para ser LIVRE é preciso o meu consentimento. E você, Ventania, não o tem! Nesse momento Atrum se dirigiu a Gale de modo brutal e com a lâmina de sua espada, fina e afiada, golpeando-na bem no coração.
Um golpe poderoso, mas, antes que Atrum pudesse surpreender com um mínimo gesto, o ambiente fora tomado por um alvoroço imprevisível. Partículas de realce rubro recompunham as silhuetas de Gale. Sua origem parecia sair do local atingido pela lâmina mortal da crueldade, e que aos poucos, assumia a forma de uma ave de bico alongado - a águia. A mesma ave do distintivo pregado no traje de guerra de Gale - que através de suas garras e penas projetava no espaço, alternativas e mensagens de sobrevivência: "aceitar a morte ou aceitar um dolorido processo de renovação"? Caso seja escolhido a segunda alternativa terá que se renovar como uma águia; terá que encontrar todas as forças do mundo, para voar para a montanha mais alta e se recolher em ninho próximo a um penhasco, onde ela não necessite voar (...) arrancando todas as suas velhas e pesadas penas. Depois de um longo processo, a águia sai para alçar o voo da renovação, pronta para viver a segunda parte de sua vida. Somente livre do peso das glórias e vitórias do passado poderemos desfrutar do valioso significado da renovação. A história das águias e dos homens são muito... muito parecidas. Ambos tem que fazer difíceis escolhas ao longo de suas vidas. Ambos terão que tomar decisões que irão determinar a altura e a grandeza dos seus voos. A liberdade é uma conquista, o sucesso é um prêmio e a renovação é o único... o único caminho para se chegar aos nossos objetivos." (EDJ PORTELA - Águia e sua História)
Salmo 103:3 - "Ele é o único que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades"
Por fim toca a mente de Atrum a espera de uma escolha. Mergulhado no orgulho de seu fracasso, recusou a chance de renovar e ser justo com mais fúria que antes. Criaturas de várias formas refletia seu verdadeiro ser confrontando a aparência de Kirk nas vestes de um hábito  preto, farda azul e um monstruoso mosquito que mata.
Com um pio áspero e prolongado, aquela águia se esvai dando lugar a um grande coração em chamas. Eram chamas do Purgatório, pela qual, invadiu todo o corpo daquele infeliz deixando-o suspenso no ar aos olhos de seus seguidores. Ainda em forma de coração, o fogo percorria o corpo do apenado imprimindo-lhe sua alto desgraça,  delineando pelos braços e pernas  a letra "J", símbolo da letra morta pelo abuso de poder e coroando-lhe com a cicatriz da fama. 
Gale olhava a cena com tristeza deixando escapar-lhe uma lágrima que caíra ao solo com a força de um meteoro, abrindo valas enormes sobre toda a província governada por Atrum. Crianças, homens e mulheres de todas as idades, pecadores e inocentes, desciam as valas como enxurrada, as construções se transformavam em ruínas e a única visão do espaço era um nevoeiro verde/vermelho vindo dos destroços de desabamentos ilimitados, seguido por um vento forte e congelante que paralisou as pessoas em fuga e tudo mais acima do solo. 
Teve que desviar seu olhar para não gritar, quando, o fogo sobre o corpo de Atrum ainda vivo e em chamas, tornou visível o turbante que ela colocara em sua cabeça. Auréola entre as chamas ergueram-se explodindo o turbante e liberando um diamante tão brilhante que se espalhou como anéis de fachos de luz pelas enormes covas recém abertas no solo, retirando de lá, todas "as propriedades da grandeza em abstrato" e, colocando-as no chão com o cuidado necessário aos cristais. De repente, um grito agudo cortou o silêncio... ventos fortes pairavam sobre a Fortaleza Tsé-tsé, a escuridão local se misturava com tons dourados de cegar os olhos. Algo grande e monstruoso subia aos céus como furação dourado. A medida que se aproximava, os objetos levitados pela força do vento se tornavam mais nítidos. Moedas de ouro formavam correntes dentro daquela anomalia da natureza se dirigindo ao corpo suspenso de Atrum. Momento delicado de transmutação que precisará reconhecer o senso de justiça com neutralidade e simplicidade. O furação dourado se movimenta com a manifestação súbita de uma dama de óculos e o espírito de "MAAT" encarnada. Usava lentes transparência no formato de uma estrela de seis pontas e o corpo sob letras; que ramificavam um simples diagrama de vasos sanguíneo humano circulando as 42 "Declarações de Inocência" em nome da verdade, da justiça, da retidão e da ordem. 
"eu me seguro em minha
 palavra.
Em minha mão,
 em minha lavra."
( O RAPPA)
A Deusa carregando uma balança de energia magnética, assegurava o equilíbrio básico do universo, a qual, Atrum passou a ser o conteúdo de peso entre um dos pratos. Ali, construiu-se por encanto, uma prisão maciça de ouro, onde o TUDO e o NADA, iriam ficar até o equilíbrio total entre o bem e mal, seus atos, seus crimes; e sentindo a mesma dor que desferiu sobre seu semelhante, todos os dias, todas as horas de sua vida. CALE-SE... até entender que a maior grandeza do universo se adquire com a virtude moral, amor e esperança. "Dura lex sed lex!" "Mais uma vez a natureza nos revela toda a sua sabedoria."   XEQUE-MATE.  __ com suavidade disse a Dama. 

REFERÊNCIAS:

ADELE - Rolling in the Deep. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rYEDA3JcQqw

ADELE - Set Fire to the Rain. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ri7-vnrJD3k

CHICO BUARQUE - 

CHRISTINA AGUILERA - your Body - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TB76Rn54aHA

ERA - Devore Amante. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LYNHmdJl5G4#t=240

ERA - Divano. Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=niZFeuhxheM

JOGO DE XADREZ  ANIMADO. Disponível em: http://www.clubedexadrez.com.br/portal/torre21/iniciantes/xeque.htm


KATHERINE JENKINS. Nella Fantasia: Disponível em: 

https://www.youtube.com/watch?v=jsIXfk7-uaE

O RAPPA -

PORTELA, EDJ. Águia e sua História. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=czmwMyIYt_s

SARA BRIGHTMAN - Fleurs Du Mal. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i86lIrzW3fY


SKYWORLD:   Two Steps From Hell - For the win: disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Eydp20bGZp4#t=41


U2 - Ordinary Love - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XC3ahd6Di3M

WHITNEY HOUSTON FEAT DEBORAH COX- Same Script, Different Cast. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=rKqquT7oVGk


ZÉ RAMALHO ´

EM CONSTRUÇÃO ...