Páginas

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

"DREAM CHASER"

Concluído em 22.01.2014
Thank you very much, Sarah Brightman. It was a beautful show!
A massa curva-se diante da artista e destaca as músicas mais aplaudidas no Chevrolet Hall, Belo Horizonte-MG, 03.12.2013. O público levanta, a "Ave Maria" e o "The Phantom of the Opera" detonam. Já a música "Time to say goodbye" estremece a quadra. Show de Luz, cor e voz.  STAY HERE WITH US. PHANTOM ROCKET, I KNOW.

FANTASTIC! nuuu... LISTEN BRIGHTMAN  IN:

DEDICATÓRIA:  Ao povo do asteroide VS65. Não poderia convidá-los para um CHÁ porque... não sou do Castelo, sou do Barraco.  Mas quem sabe, um dia,  não mais que um lindo dia, para um CHAFÉ!    Não é Valedada?  Ria, Jô!  Ar! Au! Jô, ria.

HOMENAGEM: "As pessoas veem estrelas de maneiras diferentes. Para aqueles que viajam, as estrelas são guias.  Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para os sábios, são problemas. Para o empresário, eram ouro.  Mas todas essas estrelas se calam. Tu, porém terás estrelas como ninguém..." (SAINT-EXUPÉRY, 2009, p. 85)


CATIVAR, RITO, ADMIRAR... EFÊMERO.

Nunca presenciei algo tão impressionante quanto a inovação que Sarah trouxe para o Show DREAMCHASER. A começar pelo nome e a capa do disco confrontamos dois universos – o Céu e a Terra - PC comenta: "I sense a little FLY and a bit of DIVE, but it's mostly a whole new album sound" [1] 
O álbum musical da cantora é revestido pela imagem da lua, da Deusa dos mares e do universo com um estilo bem futurista. Destaca-se de forma significante a separação do nome DREAM  CHASER., que por sua vez,  consolida, "In Concert", um grande mistério entre ESPAÇONAVE, VIAGEM, SONHO e PERSEGUIÇÃO . A meta era trazer algo diferente que pudesse envolver todas as experiências espaciais ao longo de nossa história e saber escolher as partes que traria mais emoção ao público. 
A princípio, esse nome manifesta a vontade de um grande desafio de encarar uma viagem no espaço celebrando toda uma carreira de sucesso, e por assim dizer, voar, mergulhar e “olhar para a vida e o universo a partir de uma perspectiva diferente - “at the same time, also had a message and looked at life and the universe from a different perspective” [2], por outro lado, traz uma sensação incômoda do SER, da MEMÓRIA e da ILUSÃO por trás de um atormentador de sonhos: PHANTOM.
Sua sensibilidade humana diante de novas perspectivas sobre um mundo doente e sem esperanças renasce quando ela vê o ESPAÇO como um PARAÍSO, uma saída ou espécie de renovação da vida humana, dos sentimentos e da razão. Cativar um planeta, admirar uma estrela e seguir um rito para que não se torne efêmeroAs músicas "Angel" e "Breathe Me" exploram bem essa conexão da vida e da morte, quer dizer, "cessação definitiva da vida" e já em "leito de morte".  Um lugar especial para se viver e tão belo quanto a pureza dos gestos e performance da cantora em todo o instante do musical, era preciso. Mas, qual seria a solução para fugir das garras do medo e do monstro Phantom? 
Um dos caminhos encontrados por Brightman foi fazer alusão ao "Pequeno Príncipe" que vive sentado em um asteroide minúsculo regando suas plantas. Insatisfeito com seu pequeno mundo, o principezinho aventurou-se a buscar novos horizontes através de atividades diversas, conhecimento e novos amigos chegando ao Planeta Terra - planeta  definido como um "astro sem luz própria que gira em torno do sol"., e, onde "as pessoas grandes são muito esquisitas..." (dicionário online de português)
O principezinho, astronauta principiante, atravessou vários planetas e os primeiros habitantes que ele encontrou foi um REI, um VAIDOSO, UM BÊBADO, um HOMEM DE NEGÓCIO, um ACENDEDOR DE LAMPIÕES, um GEÓGRAFO, e por último a TERRA, sendo recepcionado por uma SERPENTE no deserto.  Homens ou serpentes?   Atravessando o deserto ele encontrou apenas uma flor "perguntando-a polidamente": "onde estão os homens?"
"Os homens? Eu creio que existem seis ou sete. Vi-os há muitos anos. Mas não se pode nunca saber onde se encontram. O VENTO os leva. Eles não têm raízes. Eles não gostam das raízes." (SAINT-EXUPÉRY, 2009, p. 60)
Então "o principezinho escalou uma grande montanha. As únicas montanhas que conhecera eram os três vulcões que lhe davam pelo joelho. O vulcão extinto servia-lhe de tamborete." "De uma montanha tão alta como esta, pensava ele, verei todo o planeta e todos os homens..."   "Mas só viu pedras pontudas como agulhas". (SAINT-EXUPÉRY, 2005, p. 61)

Subtende-se que essa foi a forma que Brightman encontrou para expressar a humanidade sem imaginação e repetindo os passos traçados a serem seguidos. "As estrelas são todas iluminadas... Será que elas brilham para que cada um possa um dia  encontrar a sua?" (SAINT-EXUPÉRY, 2009, p.58) Dentre os habitantes dos planetas visitados pelo pequeno astronauta e ao "prosseguir a viagem para mais longe", ele meditou sobre o ACENDEDOR DE LAMPIÕES: "esse aí seria desprezado por todos os outros, o rei, o vaidoso, o beberrão, o homem de negócios. No entanto, é o único que não me parece ridículo. Talvez porque é o único que se ocupa de outra coisa que não seja ele próprio. Suspirou de pesar e disse ainda: Era o único que eu podia ter feito meu amigo. Mas seu planeta é mesmo pequeno demais. Não há lugar para dois..." (SAINT-EXUPÉRY, 2009, p. 50) O universo está carregado de ILUSÕES e PHANTOM vai tentar invadir a sua mente e desorientá-la. A humanidade é movida por um carrossel; alguns são escravizados, não por trabalho, mas por diversão. Encarcerar, trocar a pele e torturar parece ser divertido. Então a escuridão invadirá todo o planeta. Criaturas cruéis rastejarão sobre as árvores [3], o  que significa dizer, expor-se a segunda face do PHANTOM, ou seja, a MENTE como um fenômeno destruidor de sonhos, seja pelo Psicológico ou pelo Intelecto.  "O ridículo original" de uma trajetória entre planetas que abrigam a solidão humana baseada no próprio "eu" de cada habitante. Acreditam ser alguém de muito apreço quando não passam de larvas atrofiadas. Algo do tipo... ver um chapéu sob uma ilusão ótica enquanto deveria ver uma jiboia engolindo um elefante. Realmente, ninguém está só. Mente... Mente... Mente... concordou o eco.  (SAINT-EXUPÉRY, 2009, p.61)
                                  
Diz Brightman a PC: 
Yes, I think I would to agree with you on that well. "B612" is two things, really - one of them is the lovely story of THE LITTLE PRINCE, where the little boy is sitting on an asteroid and spends his days watering his plants and so on, dealing with his garden there, and, then, it is about his moving to diffetent stars and then finally coming to earth. Dou you know that story? [4]
Assim, surgiu a ideia original de um tema sobre O ESPAÇO, desde um conceito infantil a mais extraordinária mensuração sobre tudo que nos rodeia, expressar as profundezas de nossas emoções e sentimentos, incluindo o amor, a vida e a morte. "Tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer."  "A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma."  (SAINT-EXUPÉRY, 2009) 
Continua Brightman:
Of course - it's one almost everybody knows, i think. So, I got the original idea from that - especially since that is a child's, understanding of space and everuthing that surrounds us and yet it express the deep emotions and feelings we feel; and, love, obsviously, and life; and death.  [5]
"Nunca estamos contentes onde estamos, disse o guarda-chaves."  "Não perseguem nada (...) Estão dormindo lá dentro, ou bocejando. Só as crianças esmagam o nariz nas vidraças." "Só as crianças sabem o que procuram, disse o principezinho." (SAINT-EXUPÉRY. 2009, p. 73)
Somente as crianças, porque elas são as únicas capazes de fazer milhares de perguntas em questão de segundos; e, sem renuncia-las exigindo inquietamente uma resposta.

Resumindo, "poder-se-ia ajuntar a humanidade toda na menor das ilhas do Pacífico", pois, certamente, nenhuma pessoa grande jamais compreenderá que isso tenha tanta importância". (SAINT-EXUPÉRY, 2009)
Olhem o céu... escolha uma estrela. Uma delas é o principezinho após concluir que a terra era um planeta de gente esquisita e sem valor. Em seu pequeno asteroide B612 ele tinha tudo que precisava, mas voltar já não era mais possível. "Tenho sérias razões para supor que o planeta de onde vinha o príncipe era o asteroide B612". "Felizmente para a reputação do asteroide B612, um ditador turco obrigou o povo, sob pena de morte, a vestir-se à moda européia." (SAINT-EXUPÉRY, 2009, 16-17) 

Então, "houve apenas um clarão amarelo perto da sua perna. Permaneceu, por um instante, imóvel. Não gritou. Tombou devagarzinho como uma árvore tomba. Nem fez sequer barulho, por causa da areia". (SAINT-EXUPÉRY, 2009, p.89) 
Momentos depois, surge no céu uma linda estrela iluminando o deserto. Ali estava, "a mais linda paisagem do mundo, e também a mais triste".
"Olhem atentamente esta paisagem para que estejam certos de reconhecê-la, se viajarem um dia (,,,), através do deserto. (SAINT-EXUPÉRY, 2009, p. 93)
GLOSOLI! Que a primavera floresça no desmoronar de nossas  paredes. Acordar cedinho e ver o raiar do dia... "com este sol da manhã, com este sol penetrante, com este SOL BRILHANTE". ANTI radioativo, yeah, e "com muito amor viver sorrindo". (Tim Maia)

Mais uma análise a ser deduzida em DREAMCHASER é a convicção de projetos extraterrestre, estudos e debates sobre o espaço.  Em entrevista a PC, nota-se a citação de uma  companhia astronômica B612 recém-formada, espaçonave, satélites, uma exploração espacial inédita, e, com a finalidade de proteger impactos de asteroides com a Terra, mantendo o controle sobre todos os asteroides que giram em torno de nosso planeta. Nessa frequência parece acreditar na existência de muitos outros planetas que ultrapassam a nossa imaginação e percepção. Tendência que revela a necessidade de estarmos em alerta quanto a possibilidade de uma invasão na atmosfera terrestre e de possíveis danos a humanidade. Brightman sentiu que o assunto seria um instrumento valioso para trabalhar na música "B612", entre outras, "Venus and Mars" and "Breathe me", acredita-se. Essa era a ideia básica, diz Brightman:
There is actually a company called B612 that an astronaut actually sort of started and it's how we keep track of all the asteroids that go round our earth. Actually, there are far more of them than we initiallt realized - we obviously have to keep an eye on them now because there is always danger that one of them will enter the earth's atmosphere and cause harm. So, that just felt like a really great sort of informational aspect to put on top of this wonderfull piece of music. So, that was it basically. [6]
Uma Reflexão&Opinião sobre a afirmativa, pretende questionar se o VERDADEIRO PERIGO DE DESTRUIÇÃO DE QUALQUER SER VIVO, não estaria nas mãos da RAÇA HUMANA? Lembrando que, "o homem é um Midas ao contrário. Tudo que toca se transforma em ferrugem". Quanto lixo espacial, heim!
"Mas aconteceu que o principezinho, tendo andado muito tempo pelas areias, pelas rochas e pela neve, descobriu enfim uma estrada. E as estradas vão todas na direção dos homens." (SAINT-EXUPÉRY, 2009, p. 62)

"From the ridiculous to the sublime". DREAMCHASER was absolutely phenomenal.

Para a redenção desse desafio, DREAMCHASER vai em busca da super proteção de Nossa Senhora. Mergulhando ou sobrevoando, tamanho poder transcende sobre o universo superando os próprios limites da raça humana e incompreendidos. 

"O PEQUENO PRÍNCIPE"

FRASES TRADICIONAIS:

1. "Devia tê-la julgado pelos atos, não pelas palavras."
2. "Na Terra, nós somos muito pequenos para revolver vulcões. Por isso é que nos causam tanto dano."
3. "É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas."
4. "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos."
5. "Foi o tempo que perdeste com a tua rosa que fez tua rosa tão importante."
6. " O que faz a sua beleza é invisível."
7. "Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas."


FRASES DE SABEDORIA:

1. "Dia a dia eu ficava sabendo mais alguma coisa do planeta, da partida, da viagem. Mas isso devagarzinho, ao acaso das reflexões. Foi assim que vim a conhecer, no terceiro dia, o drama dos baobás"
2. "E que mesmo que ele levasse consigo todo um rebanho de elefantes, eles não chegariam a dar cabo de um único baobá"
3. "Mas as sementes são invisíveis. Elas dormem no segredo da terra até que uma cisme de despertar. Então ela espreguiça, e lança timidamente para o sol um inofensivo galhinho"
4. "Tu confundes todas as coisas... Misturas tudo!"
5. "Não tenho receio dos tigres, mas tenho horror das correntes de ar. Não terias acaso um para-vento?
6. "E o geógrafo, tendo aberto o seu caderno, apontou o seu lápis. Anotam-se primeiro a lápis as narrações dos EXPLORADORES. Espera-se, para cobrir à tinta, que o explorador tenha fornecido provas."
7. "Era um espetáculo grandioso. Apenas dois, o acendedor do único lampião do Pólo Norte e o seu colega do único lampião do Pólo Sul, levavam VIDA PREGUIÇOSA e NEGLIGENTE: TRABALHAVAM DUAS VEZES POR ANO."
8. "(...) pois que façam o cálculo. Eles adoram os números; ficarão contentes com isso. Mas vocês não percam tempo com esse problema de aritmética. É inútil."
9. "A água pode ser boa para o coração... "
10. "O que torna belo o deserto, disse o principezinho, é que ele esconde um poço nalgum lugar..."
11. "É preciso proteger as lâmpadas com cuidado: um sopro as pode apagar..."
12. "Levantei-lhe o balde até a boca. Ele bebeu, de olhos fechados. Era doce como uma festa. Essa água era muito mais que um alimento. Nascera da caminhada sob as estrelas, do canto da roldana, do esforço do meu braço. Era boa para o coração, como um presente."
13. "O sentimento do irreparável gelou-me de novo. E eu compreendi que não podia suportar a ideia de nunca mais escutar esse riso. Ele era para mim como uma fonte no deserto."
14. "Será como a água. Aquela que me deste parecia música, por causa da roldana e da corda..."

COMENTÁRIO EM ANDAMENTO...
TUM TUM... TUM TUM... TUM TUM... TUM TUM.

REFERÊNCIAS:

SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Tradução de Dom Marcos Barbosa. 48 ed. Rio de janeiro. Agir, 2009.


CERASARO, Pat. Março de 2013. Entrevista disponível em: 

Imagens: Google 

Vídeo "Ave Maria" por channelMusical
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=TEHvT6eO_Ek

Vídeo "The Phantom of the Opera"  por Guilherme Leonel
http://www.youtube.com/watch?v=FNO2rLoGltU

NOTA:

[1] Enrevista de Sarah Brightman a INDepth Interview by Pat Cerasaro
[2] idem
[3] Do filme HOBBIT - A desolação de Smaug
[4] a [6] Enrevista de Sarah Brightman a INDepth Interview by Pat Cerasaro
N



Nenhum comentário:

Postar um comentário