Esse povo
me cansa! alterado em 26.01.2015
NOBODY´S PERFECT (JESSIE J)
1. MISSÃO
Interpretar a Música
"Nobody´s Pefect" de Jessie J, seguindo uma linhagem ao ritmo de um
Imperador e seus 12 cavaleiros; alinhando-a no espaço-tempo com o Mundo sombrio
do "PAÍS DAS MARAVILHAS" E " O MÁGICO DE OZ". Com efeito, o videoclipe apresenta um ponto de vista muito audacioso e não explorado explicitamente em "Alice". Vai além de um Poder Soberano. Excelente, Jessie J!
E para completar, apontar-se-á alguns aspectos correlatos a HITLER e MAO TSÉ TUNG também.
2. CONSIDERAÇÕES GERAIS
DEDICATÓRIA: Esta página foi inspirada no maior MENTIROSO da cidade de Vespasiano-MG, quem, tantas virtudes colecionou. Ninguém é Perfeito. Não é Prefeito?
DEDICATÓRIA: Esta página foi inspirada no maior MENTIROSO da cidade de Vespasiano-MG, quem, tantas virtudes colecionou. Ninguém é Perfeito. Não é Prefeito?
Utilizando-se
de códigos verbais e visuais entre o Vídeo, a Música e seu significado, tentar-se-á fazer uma adaptação simbólica e una; interpretar, deixar a mente fluir sem descaracterizar o sentido primeiro dos autores e compositores da letra.
Ao
contemplar de forma geral as cenas do vídeo representadas pela protagonista
Jessie J, observar-se-á que, o conteúdo induz a criticar o universo feminino
e a forma de vivê-lo "sob o domínio do universo masculino, sendo as mulheres,
consideradas inferiores, suscetíveis de serem possuídas por eles". Colocam-se em xeque as convenções sociais, a
consciência e o moralismo; permitindo ao expectador [1] construir um questionamento
moral e cultural, tanto do passado como do presente, permeando as relações da
sociedade moderna. A luz do contexto contemporâneo, a personagem remete uma
reflexão sob a imperfeição do mundo diante das atitudes impostas,
pré-determinadas, exemplares; apresentando paralelamente, uma contestação entre a emancipação da
mulher independente da aceitação da sociedade vigente; como também, sua prisão a ferro e fogo, e que, "serve ao seu rei e senhor para adorno da
grandeza dos princípios e ostentação da majestade real". (CERVANTES, 2007, p. )3. VEROSIMILHANÇA COM O FILME “ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS”
Figura nº 1
Pontos
mais estratégicos:
a. Os castelos são uma conotação do mundo subterrâneo ou mundo sombrio;
b. O tabuleiro de xadrez é o início de um grande jogo. Neste mundo misterioso, a noite é interminável e a vida se transforma no mover, saltar ou pular das peças que se chocam com verdades, mentiras, emoções, medo e criaturas monstruosas.
c. O tempo é precioso e vale ouro
d. Símbolos: o círculo com desenhos geométricos em preto e branco, formando as hélices (PROJETO ALICE) para captação e conversão da energia eólica; e, mais alguma coisa.
Figura nº 2
Pontos mais estratégicos:
a. A marca da boca das bestas é BLACKBERRY. Duas nuances podem ser observadas:
1.Traz uma importante percepção futurista pela qual a personagem se vê acorrentada por uma espécie de energia magnética, tão fascinante quanto o olhar da fera tolhida e do vociferar burlas das bocas a vagar pelo ar;
2. Significa, também, nome de uma fruta - AMORa Preta. Nesse sentido, certa passagem do filme "Alice no País das Maravilhas", mostra a RAINHA VERMELHA acoplada ao trono que lhe cabe onde seus pés descansam na barriga de um porco e saboreia um suco de AMORA.
b. Os olhos e a boca da fera desencadeiam uma cor branca fluorescente que expressam tanto a raiva e a dor da fera como o sorriso largo e irônico do gato risonho. Lembrando que esse gato tem poder de desaparecer e não se envolve em política.
c. O Chapeleiro Maluco em "Alice" apresenta uma maquiagem com as mesmas características de olhar e boca.
d. As feras aparecem em tons diferentes: Preto e branco
Figura nº 3
Pontos mais estratégicos:
1. As flores no jardim onde está Alice possuem feições humanas;
2. A garça Laranja é um ponto comum e relevante no ambiente entre "meias medidas e medidas absolutas". São aves pernaltas e graciosas. Do lado direito das imagens acima, encontraremos uma garça verde ornamentando o jardim onde Alice se encontra, e do outro, uma garça laranja de cabeça para baixo, ou melhor, o aposento é que está de cabeça para baixo simbolizando o mundo sombrio e invisível no mesmo plano da nossa realidade.
3. A RAINHA VERMELHA no filme "Alice", tem como prática esportiva o golfe (croqué) e a garça laranja (Flamingo) é o taco que vai impulsionar a bola (ouriço) para os sucessivos buracos.
Não, não, não e não. Não se trata de garça laranja, mas Flamingo, ave de "grandes patas, pescoço comprido e flexível, bem como, um grande bico".
4. A sabedoria, a vigilância e a ratazana são requisitos essenciais. "Olho-vivo e Farofino"!
"No, no, no, no, no, nobody's perfect, no!"
Figura nº 4 e 5 - Parte mais interessante dessa interpretação. Enumerar cada situação e fazer um paralelo entre as imagens é o ideal.
Figura nº 4
1. O anfitrião da mesa de chá é o Chapeleiro Maluco. Caracteriza a imperfeição do mundo, e ao mesmo tempo, as melhores pessoas com quem se pode conviver - os aparentemente loucos. Loucura, que ao meu ver, é o que falta a toda humanidade: coragem e honestidade.
Frase: "Dizem que para sobreviver é preciso ser tão maluco como um chapeleiro". "O que por sorte sou."
"Você está totalmente pirado, mas vou lhe contar um segredo ... as melhores pessoas são assim..."
2. Os personagens que compõe a mesa do chá são: a lebre de março, Dormidonga a marmota, o chapeleiro, Chessur e Alice. A importância desses personagens serão ponderadas na figura do tabuleiro de Xadrez ao final desta página. Representa tanto os amigos de Alice como os seus contrários.
Um diálogo com chessur: "Lambedor de pêlos, sem vergonha, ladrãozinho, malabarista, ovo podre, vil..."
3. O ambiente local é vegetação seca, ao ar livre e ao lado de um Moinho de Vento;
Frase: "Uma coisa que eu descobri. O vento é uma imensa quantidade de ar respirável".
4. Na cabeça, um chapéu;
Frase: "Todo mundo pode ir a cavalo, ou de trem, mas o jeito mais legal é de viajar no chapéu."
5. Sua aparência caracteriza a loucura, um palhaço de humor por demais agradável, senta a mesa para um chá com três animais e Alice. Muitas louças distribuídas pela mesa, mas nada para refeição além da bebida quente. Bolinhos e torradas, talvez. Todos, que com ele compartilhava o momento, eram considerados amigos.
Frase: "O mundo todo sendo destruído, e o pobre chessur (cheshire) perdeu a vontade de tomar chá!"
6. Houve uma discussão entre Chessur e o chapeleiro maluco, este, acusa Chessur de traição que tenta se justificar expondo suas razões.
Chessur: "o que aconteceu naquele dia não foi por minha culpa"
Chapeleiro: "você fugiu dele para salvar a sua pele."
7. O TEMPO! O Chapeleiro Maluco tinha a posse de um relógio de bolso em que o ano permanece por muito tempo o mesmo, e, para resolver o problema ele não tinha a mínima ideia. Era sempre seis da tarde e sempre dando voltas a mesa do chá a medida que as coisas iam ficando sujas. Quando Alice pergunta a ele o que aconteceria quando eles chegassem ao início outra vez, sem respostas, o chapeleiro desvia o assunto.
Para ele que conhece o tempo tão bem, afirma: "ele é uma pessoa".
Texto: "Ele não vai ficar marcando compasso para você. Agora, se você ficar numa boa com ele, poderá fazer o que quiser com o relógio. Por exemplo, suponha que são nove horas da manhã, bem a hora de começar a fazer as lições de casa, você apenas tem que insinuar no ouvido do tempo e o ponteiro dá uma virada num piscar de olhos! uma e meia, hora do almoço!
("Eu queria que fosse", a Lebre de Março disse para si mesma num sussurro.)
"Isso seria ótimo, com certeza", disse Alice pensativamente; "mas então...eu poderia ainda não estar com fome, você sabe.
A princípio não, talvez", retomou o chapeleiro. "mas você poderia ficar na uma e meia da tarde tempo quanto quisesse.
"É assim que você faz? perguntou alice.
O Chapeleiro balançou a cabeça com ar de lamento. "Eu não", ele replicou. "Eu e o Tempo tivemos uma disputa março passado...um pouco antes dela enlouquecer, você sabe... "(apontando a Lebre de Março com a colher de chá)"...foi no grande concerto dado pela Rainha de Copas e eu tinha que cantar... Pisca, pisca, pequeno morcego! Como eu queria saber onde você está meu amiguinho! "Você conhece a canção, por acaso?"
"Já ouvi alguma coisa parecida", disse Alice.
"Ela continua, você sabe", o Chapeleiro prosseguiu, "dessa maneira: Muito acima do mundo você voa, Parece uma bandeja de chá no céu, Pisca, pisca...
"_ Que dia do mês é hoje?, perguntou, virando-se para Alice: ele tinha tirado seu relógio do bolso e olhava para ele ansiosamente, chacoalhando de vez em quando e levando-o no ar".
A hora do chá enfatiza ardentemente o TEMPO, sugerindo o misterioso mundo subterrâneo de HIBERNAÇÃO em que se encontra a Humanidade. Perceba que, no filme "Alice no país das maravilhas", o coelho está sempre atrasado. Já o relógio do clipe da Jessie J. como o relógio do chapeleiro aparecem quebrados para ostentar a RAPIDEZ com que nossas vidas se vão sem sonhos, realizações e conquistas. Uma "sensação não só de assombro, mas de impotência" [2] perante os muros de ébano onde grafita-se regras morais e racionais, a saber, "circundando-a lentamente, examinado a cada ângulo"[3], imprimindo um SER "esquadrinhado com cuidado microscópico"[4]. A LEBRE DE MARÇO em "Alice", a exemplo, mostra exatamente a loucura e falta de tempo no cotidiano dos Homens. Interessante observar a lebre servir seu próprio chá em xícara sem fundo, mas imortal. A "imortalidade não passa de onipresença no tempo"[5]
"O panorama infinitamente repleto da história escrita, com seus impérios e reis, seus triunfos e tragédias, mal cobria um milésimo desse período impressionante de tempo" [6]. "As... criaturas... que o projetaram queriam ter certeza de que ele ficaria firme no lugar, mesmo no caso de grandes terremotos lunares. Eles estavam construindo para a eternidade" [7].
O "TEMPO" nos aprisiona! Somos Andarilhos em Hibernação e quando acordarmos para o mundo, veremos que não haverá retorno e nada que recupere o TEMPO PERDIDO. Somos livres e não sabemos disso. Ou você usa as LENTES do ancião a direita da personagem de Jessie J. ou, será vitima dele - OLHO VIVO! Acorde e viva suas fantasias, sonhos e realizações com alegria.
Figura nº 5
Pontos mais estratégicos:
1. O anfitrião da mesa é uma liga que esconde sua verdadeira identificação - primeiro demonstrando a sua crueldade no figurino de "Cruela de Vil", e em segundo, demonstrando seu interesse pessoal transformando-se em criança.
Letra da Música (Nobody's Perfect) : "Look into my eyes"
2. Os personagens que compõe a Ceia, por dedução, são: ao centro da mesa, o Imperador ou o grande mágico; do lado direito da mesa, o sábio (filósofo , ou conselheiro do rei- "O OLHO QUE TUDO VÊ"), a dama da noite, um palhaço, a viúva negra, um militar e uma ratazana; do lado esquerdo; Curinga e/ou coringa, um abutre, um nobre, um senhor feudal e as beatas. Assembléia formada com o objetivo de "transparência" e identidade dos animais que compõe a mesa de chá do chapeleiro. A importância desses personagens, também serão ponderadas na figura do tabuleiro de Xadrez ao final desta página.
Letra da Música(Nobody's Perfect) : "Cause nobody´s perfect"
3. O ambiente local é vegetação seca, cercado por paredes coloridas; "A ilha de Tortuga só pode ser achada por aqueles que sabem onde ela fica!"
Letra da Música (Nobody's Perfect) : "A light turn a shade",
4. Na cabeça, um enfeite de cabelo. Simboliza um início em percurso contínuo no tempo, um caminho em espiral ou caracol. Na "matemática é curva aberta que descreve várias voltas em torno de um centro".
Letra da Música (Nobody's Perfect) : "I guess karma comes back around". Uma referência ao FASCISMO e ao NAZISMO, onde "defende a superioridade da raça ariana e a doutrina do espaço vital". Estamos quase lá pessoal!
5. Tal qual um Imperador rodeado de bajuladores, comida farta e taças de ouro, a personagem senta a mesa para ceia com outras 12 pessoas, trajando um casaco de vison branco com manchas pretas, bem ao estilo "Cruela de Vil" - de humor negro e símbolo da crueldade, do egoísmo, da vaidade e extravagância. Sequestrava filhotes de dálmatas para comercializar casacos com a pele desses animais, devido sua enorme paixão em possui-las. Embora a personagem seja mulher, esta, não passa de apenas um alvo do Capturandam, frisa-se um ser altamente autoritário, impiedoso e ambicioso retratando a figura Masculina e dominante, de Poder e virilidade - um ditador. Outras versões como essa ocorrem na cena do filme "Alice" e durante a ceia do videoclipe "Nobody's Perfect", a exemplo dos gêmeos vestidos de Beata - Santa Irmandade!" [8] ; irmãos gêmeos (a virtude e o vício), estes, que no filme "Alice no País das Maravilhas", mais parecem dois saquinhos gorduchos, de "coco rapado", de lados opostos e que formam o par de homenzinhos balofos chamados de TWEEDLEDUM e TWEEDLEDEE, mas sempre juntinhos; "um abraçando o pescoço do outro" - dumTWEEDLEdee, ai, são tão engraçadinhos!; do militar na pessoa de uma mulher e o ser onipotente verde de cara borrada, parece, também, a figura masculina. Situação esta, que, será esclarecida ao final da página. (WIKIPÉDIA)
Letra da Música (Nobody's Perfect) : "I`m not a saint, no, not at all. but what I did, it wasn`t cool."
6. Enquanto o anfitrião domina os títeres como palhaços de circo, se transforma em criança, e se diverte como se estivesse em um Parque de Diversões assistindo discussões e brigas entre os 12 cavaleiros durante a ceia. Transformar-se em criança não significa só infância!
Letra da Música (Nobody's Perfect) : But I never meant to hurt you. I know it´s time that I learn to treat the people I love like I wanna be loved"
7. O TEMPO! Decorava a roupa da personagem que impregnava tudo ao redor de maus presságios. A vida, a memória, a liberdade, a vontade, o ser, o sono, enfim, todas as coisas vivas e não vivas eram submetidas ao "tempo". Nas palavras do Chapeleiro, era tudo que significava "muiteza" ou "extração do muitão". Anos luz e a vida continua dando voltas sem esperanças de liberdade e humanidade. O TEMPO QUE DEVORA...
Letra da Música (Nobody's Perfect) : "If I could turn back the hands of time, I swear I never would have crossed that line"
Figura nº 6
A primeira aparição da personagem "Minnie" em desenho animado, com música e som, surgiu em 18 de novembro de 1928. "Mickey consegue `pescar´Minnie com um gancho e trazê-la para bordo. Depois, no deque, eles saltitam com a carga de animais de granja, usando-os como instrumentos musicais e com os quais improvisam a canção `Turkey in the Straw´. Como referência cultural popular, a canção critica "Uma abominação discordante" e observa que a "veneração" a isso está na raíz do nosso dilema atual. Por coincidência, o Fascismo se tornou um órgão Constitucional somente em 9 de dezembro de 1928. Algo para refletir, já que estamos falando em ratos, e, indiretamente em peixes. (WIKIPÉDIA)
Para enriquecer o conteúdo, cito duas Canções belas e infantis que possuem a finalidade de denunciar tais movimentos: Somewhere over the rainbow em "O MÁGICO DE OZ",e; Turkey in the Straw em "STEAMBOAT WILLIE".
Somewhere over the rainbow Turkey in the Straw
Figura nº 7
Pontos mais estratégicos:
Nesta imagem a finalidade é retratar uma relação inversa presente entre os personagens da mesa de chá e a mesa da ceia, ou seja, mostrar que os cavalheiros da ceia são lacaios por trás do chapeleiro maluco, a lebre de março, dormidonga, o gato risonho e Alice. Consiste em produzir um fenômeno de abstração e variáveis.
Segundo o gato risonho naquele país todos são loucos sendo a lebre de março o maior louco local ao lado do chapeleiro maluco. Como amigos de Alice, ou melhor, seres que ainda possuem um mínimo de sentimento e senso de justiça, e que, também contribuem na luta contra o mal, estes seres vivos, vem desvendar o enigma de um segredo que acredita-se não ser exatamente loucura, mas perversidade. Passar por loucos é apenas estratégia ou justificativa dos atos de truculências para espantar o tédio.
"Todos estes personagens desafiam Alice com enigmas lógicos e incoerências".
Expondo de forma simples e imaginária, nada comparado a amplitude literária do conteúdo do livro, o ponto de vista que nos interessa é:
2. Chapeleiro maluco: representa as pessoas submetidas ao tempo, a corrida do cotidiano repetitivo, mesmice e loucuras; sem nada acrescentar e nada renovar.
Ambos condenados a beber chá porque o tempo os puniu. Representam o mundo girando em círculos.
3. Dormidonga (o): Veste roupa de montaria à moda feminina, ao meu ver, coisa que só a mente explica. É uma guerreira de lealdade inabalável, corajosa, fiel ao chapeleiro maluco, no entanto, estamos falando de uma relação inversa e ela (ele) é uma espécie de roedor cinzento que "quando não estão excessivamente concentrados, fazem parte de uma cadeia ecológica bastante estável, servindo de alimento preferencial a outras espécies predadoras, como cobras, aves de rapina e pequenos carnívoros. A falta de seus predadores naturais ou excesso de alimento desfaz esse equilíbrio e os roedores, aos milhares, são capazes de efetuar verdadeiras invasões devastadoras nas áreas agrícolas". (WIKIPÉDIA)
4. Gato Cheshire: Cínico, de fala tão irritante quanto os falaciosos políticos, sorriso largo que expressa tanto seu poder maligno quanto comportamento afetuosos em troca do voto. O próprio Jaguadarte. "inimigo do Homundo, olho de fogo, um riso louco..."
"Foge do Jaguadarte, o que não morre! Garra que agarra, bocarra que urra! Foge da ave Fefel, meu filho, e corre Do frumioso Babassurra!"5. Alice: Por livre espontânea vontade, lidera as forças militares da rainha branca e promove a revolução no mundo subterrâneo contra a rainha vermelha. A FORÇA MILITAR que a acompanha na guerra são as peças brancas do jogo de XADREZ conhecida como peças dominantes, as quais, possuem certa vantagem sobre as negras. Com coragem enfrenta o poderoso Jaguadarte e arranca sua cabeça. Inversamente proporcional, Alice, então, seria um monstro na pele de menina, líder do exército vermelho. Símbolo de juventude, autoridade e poder. Não, exatamente, "por ser ela a única naquele mundo de mente e coração puros e bem intencionada. Como entender isso? Apenas pense em três personagens:
a. a própria rainha vermelha de cabeça enorme, de índole feroz, instigadora do medo e de neurose obsessiva, deseja sempre mandar cortar a cabeça das pessoas. Embora o lago do castelo esteja inundado de cabeças, nunca aparece execução alguma;
b. Cheshire, o gato de cabeça sem corpo;
c. O Jaguardate, sua morte e a liberdade do povo do "País das Maravilhas" somente é conquistada quando Alice corta-lhe a cabeça.
Concluindo, nota-se que todo o problema por trás da maldade e tirania no mundo subterrâneo gira em torno de uma cabeçaaaaaão, e por isso, Alice e a rainha vermelha são inversamente entendidas como a mesma pessoa, considerando que, a rainha está sempre gritando: "Cortem-lhe a Cabeça!" Frase também dita por Alice ao matar o monstro. No, no, no, wow!
Nas profundezas de seu ser, ela deseja tanto a morte do monstro quanto seus súditos, senão, não seria ela a rainha do coração. Junto com o Jaguadarte, morre também a tirana, Cheshire (não, continua cínico) e todo o mal.
Ilustrando o comentário com variáveis mais significativas que as já apreciadas em outra página sobre "Alice no País das Maravilhas", e; desconhecendo o conteúdo escrito no livro, prove um pouco da substância criada pela rainha branca, valendo-se do propósito de seus efeitos, como elixir para aplacar o sofrimento de Alice - o suco minimizador. Ingredientes:
* uma pitada de gordura de minhoca;
* urina de varijeira;
* dedos amanteigados;
(uma pausa e a rainha branca pergunta a Alice):
"e a cabeça?" (bracejando)
"bolota" (responde Alice)
"eu acho que cresceu alguma coisa lá dentro. Coisa que pressiona o cérebro". "domínio sobre as coisas vivas"
continua a poção...
*Moedas do bolso de um morto;
* 2 colheres de chá de desejo, finalizando a poção com cuspe.
6. Cinco são os personagens da "festa do chá". Número aparentemente em desvantagem quanto a ordem numérica dos convidados da ceia - vídeo da música "Nobody's Perfect". Talvez, neste caso, seja recomendável fazer uma análise combinatória já que toda a história de "Alice no País das maravilhas" foi escrita com "a lógica do absurdo", sátiras, referências linguísticas e matemática de difícil interpretação. Assim, sugerir-se-á duas hipóteses aplicáveis:
1. Somar os cinco [5] componentes do chá + [7] (sete vidas do gato risonho) = 12 componentes da Ceia. Sete figurinos mais importantes da fábula de Alice que não estejam na "festa do chá", representados por: os gêmeos, o coelho branco, bayard, absolem, o valete de copas e capturandam... talvez o pássaro dodô seria uma melhor adaptação para a "Festa da Ceia" ao invés do capturandam ;
2. "É bicho na cabeça!" 25 animais! Quem são as títeres animalescas que estão numeradas de 1-12? Com certeza o gato risonho não aparece. Apartados, também, o porco, o pavão e o macaco.
"A origem do jogo de bicho remonta o fim do império e o início do período republicano. A organização do jogo de bicho preserva uma hierarquia como a de atores, teatro e platéia (banqueiros, gerentes e apostadores). Nessa hierarquia o `banqueiro´ é quem banca a totalidade do jogo e quem paga a banca". (WIKIPÉDIA)
7. E por falar em bicho, encontrar-se-á na imagem acima um senhor feudal ou fazendeiro segurando um tridente. Além disso, seria ele também um mensageiro de Zeus? Poseidon? ou... Hades?
8. O aposento onde está a personagem de Jessie J. trajando um casaco recamado com relógios; é decorado com papel parede amarelo e desenhos que ilustram a cultura chinesa. Para a ornamentação da parede, aparece muitos relógios, um coração, e algo verde mais parecido com uma copa de árvores (ramagem da parte superior das árvores).
9. Outro momento relevante é a imagem da discórdia entre os 12 cavalheiros. Observar-se-á que o ódio e os sete pecados capitais são vícios frequentes entre eles.
Letra da Música (Nobody's Perfect) :
"And I hate that I let you down and I feel so bad about it."
"And I hate that I made you think that the trust we had is broken."
4. ALUSÃO AO FILME "O MÁGICO DE OZ"
Figura nº 8
Pontos mais estratégicos:
1. A criatura de aparência masculina usando roupa feminina verde na ponta da mesa e a frente do "Olho que tudo vê", os matemáticos por ora, parece ocupar uma posição hierárquica bem graduada entre os 12 cavalheiros. Hahahaha! O nome dela é Carlaboca. Ai, que "stress"! A primeira impressão nos centraliza a atenção para o bobo da corte e está fadada a espelhar a monstruosidade de tão feia que é. Outrossim, reproduz o estilo "coringa" - um dos vilões mais célebre e popular dos quadrinhos. Por fim, adquire o aspecto enigmático do grande e poderoso "Mágico de Oz".
Figura nº 9
Pontos mais estratégicos:
1. O começo, o meio, girando e crescendo até chegar o fim.
Figura nº 10
A canção pode ser interpretada de vários ângulos, mesmo porque, uma interpretação é subjetiva e jamais absolutamente compreendida nos termos de quem a criou. Se assim não fosse, seria mais "fácil separar água do vinho que a hipocrisia da verdade no julgamento das ações humanas". (Carlos Malheiro Dias)
No sentido mais amplo, a música critica a ideia da veneração a imagem de algo abstrato e desconhecido. Acepção que se contrapõe entre vício e virtude. "A virtude é quando se tem a dor seguida do prazer, o vício, é quando se tem o prazer seguido de dor". Daí a relação histórica convencionada sobre o "Estado, individualidade, ética e moral", "sempre denotando algo negativo, inadequado, socialmente reprimível, abusivo e vergonhoso", que por sua vez, não pode ser revelado. (WIKIPÉDIA)
Vícios que elevam o universo masculino por trás da "grande massa de fumo que sobe de coisa incendiada". Uma mistura de nevoeiro e fumaça que dá-se o nome de Smog.
Dizer que não quer machucar o próximo e deixar a perversidade induzir a prática do abominável é o mesmo que lágrimas de crocodilo.
No ultimo dia da criação do mundo, Deus disse: "façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança" (Gênesis 1:26)
Separe o homem do mundo animal e o capacite para as bem aventuranças em comunhão com o criador, uns aos outros, "na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias de nossa vida". "Evidenciando-se a primazia não da química, mas de todo um complexo real e imaginário em torno da individualidade, mente, moral e ética".
Para as questões aqui suscitadas é necessário separar a música "Nobody's Perfect" por partes, festejando solenemente um ritual histórico e lendário: Promessas, escuridão, arrependimentos, comportamento, falsidade, curiosidade, desabafo. consequências, vontade, engano, perdão, sofrimento, confiança, perfeição, decepção, prisão, tensão.
O mundo é colorido? Se você olhar de perto, o mundo fica colorido.
"Nem todos os bem intencionados [9] podem ser cortesãos, nem todos os cortesãos podem nem devem ser bem intencionados; de tudo tem de haver ao mundo, bem intencionados todos somos, mas vai muita diferença de uns a outros; porque os cortesãos, sem sair dos seus aposentos, nem dos umbrais da corte, passeiam por todo o mundo, olhando para um mapa, sem lhes custar mealha, nem padecer calor, nem frio, nem fome, nem sede; mas nós outros, os bem intencionados andantes verdadeiros, ao sol, ao frio, ao ar, às inclemências do céu, de noite e de dia, a pé e a cavalo, lustramos toda a terra; e não conhecemos só os inimigos pintados, conhecemo-los no seu próprio ser, e a todo o transe e em todas as ocasiões os acometemos, sem olhar as ninharias nem as leis de desafios, se tem ou não tem mais curta a lança ou a espada, se traz consigo relíquias, ou algum engano encoberto, se se há de partir ou fazer em fatias o sol, ou não, como outras cerimônias deste jaez, que se usam nos desafios particulares, de pessoa a pessoa que tu não sabes e eu sei; e o bem intencionado, ainda que veja dez gigantes, que com as cabeças não só toque as nuvens, mas passem para cima delas, e que a cada um lhe sirvam de pernas duas enormes torres, e que os braços semelhem mastros de grandes e alterosos navios, com cada olho como uma grande roda de moinho e mais ardente que um forno de vidraça, não tem por isso que se espantar; antes com gentil porte e intrépido coração os deve acometer e investir; e, se for possível, vencê-los e desbaratá-los num breve momento, ainda que venham armados de umas conchas de certo peixe que dizem que são mais duras que os diamantes, e em vez de espadas tragam cutelos de aço damasquinho, ou cacetes ferrados com ponteiras de aço também". (CERVANTES, 2007,p.52)"Pois a gente há de estar sempre sem crescer nem minguar, como figura de paramento?"
Pergunta-se:
"Qual a semelhança entre um corvo e uma escrivaninha?"
Literalmente, a pergunta é tão sem lógica quanto perguntar: Qual a semelhança entre a religião e a política?
Para descobrir a charada é melhor perguntar a estátua da liberdade acima.
charada:
"È uma referência a Smaug, o terrível. O reinado da besta irá terminar. A maior e mais importante das calamidades da nossa era.
Ele voa e cospe fogo. Tem dentes como navalhas, garras como ganchos de carne, apreciador de metais preciosos. O dragão Smaug não é visto há 60 anos. Olhos se voltam para as montanhas a leste, avaliando, questionando, analisando os riscos, imaginando, planejando, pesando os riscos. Talvez, a grande riqueza do nosso povo, agora, esteja desprotegida. Iremos ficar sentados enquanto outros tomam o que é nosso por direito ou aproveitaremos essa chance para retornar a Erebor?
A presente companhia não será responsável por injúrias infringidas ou recebidas, mas não limitado a laceração, evisceração e incineração. Ele vai derreter a sua carne em um piscar de olhos. Pense em uma fornalha com asas, um clarão, uma dor alucinante, e aí...poof, você será um monte de cinzas". (Do filme HOBBIT, uma jornada inesperada)
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
A MÚSICA NOBODY´S PERFECT E O FASCISMO
Letra da Múscia (Nobody's Perfect) : "So I sit and I realise with these tears falling from my eyes. I gotta change if I wanna keep you forever. I promise that I'm gonna try."
O vício é uma imperfeição! A manifestação da vontade humana é um ato voluntário interno, então, tudo que o agente exterioriza pressupõe consequências, projeções e resultados. Baseado na exposição acima, imagina-se uma situação em que o vício da vaidade e curiosidade levam alguém a riscos que ele próprio criou.
A exemplo de Alice transformar o átrio em uma piscina de lágrimas por não conseguir entrar no jardim, coloca sua vida em risco no momento em que poderia ser afogada por ela. Contudo, a curiosidade e a vaidade prevalecem e ela adentra ao Jardim do Mundo Subterrâneo onde admirada diz a si mesma -"Curiosa! Cada vez mais curiosa!"
Arrepiei, Legião Urbana! "Vamos celebrar a estupidez humana, a estupidez de todas as nações. O meu país e sua corja de assassinos, covardes, estupradores e ladrões. (...) Venha! Que o que vem é Perfeição!"
Política! A primazia da interpretação da Música "Nobody's Perfect e o filme "Alice no País das Maravilhas" relacionada é a crítica sobre as ciências sociais e a organização do Estado. Por isso, uma comparação entre Perfeição e Imperfeição. Será que no mundo subterrâneo isso faz alguma diferença? Não, claro que não. Neste mundo a perfeição é sinônimo de violência política, guerra, totalitarismo, com o objetivo de seleção das raças, onde afirma que a raça superior deve deslocar as classes consideradas inferiores. Tendência a estrutura estética, exaltação da juventude, "princípio masculino e na dominação masculina". "A essa forma de radicalismo político autoritário dá-se o nome de Fascismo. (WIKIPÉDIA)
Para Paxton o fascismo funciona como "uma forma de comportamento marcado pela preocupação obsessiva com o declínio da comunidade, humilhação ou vitimização e pelo culto compensatório da unidade, energia e pureza, na qual um partido de massas de militantes nacionalistas comprometidas, trabalhando em inquieta, mas colaborativamente efetiva com as elites tradicionais, abandona as liberdades democráticas e persegue com violência redentora e sem restrições éticas ou legais de limpeza e expansão externa." (WIKIPÉDIA)Maquiando as mentiras políticas e de discurso encantador, assim como, a propaganda é a alma do negócio, basta repeti-la muitas vezes e de forma convincente para arrastar multidões. Nesse plano é que desenvolveu o fascismo, e por adesão, teve grandes ditadores que exaltaram essa doutrina a exemplo de Adolf Hitler e o comunista Mao Tsé tung. Confuso inserir o comunista Mao Tsé que "exterminava pessoas inocentes por pensarem diferente de sua ideologia", como fascista, não é? Sem adentrar ao assunto a afirmativa quer induzir a pensar que o mundo gira em círculos e o que muda são apenas as alegorias. Pensar em Mao Tsé como "o camarada", luta de classes e liberdade de expressão, jamais. A sua bíblia era um livro chamado "Livro Vermelho" que expressava o seu pensamento e sua visão em uma sociedade comunista. No programa de governo Mao lançou um slogan que tinha como título "O GRANDE SALTO PARA FRENTE", "com o objetivo de acelerar o crescimento econômico e social da China". Este programa foi um fracasso e levou a morte de mais de 100 milhões de pessoas, tornando-o o maior assassino da história da humanidade. Através do poder Jovem Mao visava destruir a antiga cultura chinesa. Detalhe de peso é a admiração pelo sistema de de criação da raça ariana no nazismo que pretendeu o seguinte legado:
"A raça dominante de Hitler seria mais do que apenas nórdicos de olhos azuis e de cabelos louros. As instalações de procriação especial foram estabelecidas para produzir em massa perfeitos bebês arianos, todos eles estariam próximos dos super-homens e das super-mulheres: mais altos e mais fortes, e de várias maneiras, mais resistentes à doenças. Desse modo, Verschuer representava a vanguarda de um corpo de médicos nazistas que consideravam a luta contra as enfermidades e as doenças consonantes e até intrínseca à sua luta pela perfeição eugenista" (Edwin black, op. cit., p. 583)Ao trazer esses dois ditadores a análise, não quer intencionar mostrar a perfeição como uma linhagem genética apenas, mas, observando-a em todos os sentidos da perfeição humana, dos avanços tecnológicos e do comportamento humano hodiernamente na fabricação do homem no mundo novo.
Seria um desastre total a humanidade, e por isso, o dever de comparar a música Nobody's Perfect e o diálogo de Alice com aquela que teria sido sua sogra (a personagem é uma representação da rainha vermelha no mundo real) no filme de Tim Burton:
"Sabe o que me assusta?" (Perguntou a mulher)
"O declínio da aristocracia." (respondeu Alice)
"Ter netinhos feios." (afirmou a mulher)
Concluindo, O Nazismo e o Fascismo são regimes político bem próximos, fiel a ideologia "do que o Estado deveria ser", e de como "todos os seus fatores deviam existir para servir ao Estado".
Em outra dimensão mais filosófica e pessoal, descrever-se-á a raça ariana como "raça pura", intrínseco ao significado de "nobreza", e, equivalente a superioridade de uma civilização.
Flávia MIlka argumenta:
"O ódio a tudo parecido com igualdade, trabalhadores construindo seu próprio destino, à fraternidade entre os povos. Elitistas, os fascistas imaginavam um regime em que a elite `superior biológica e intelectualmente´, deveria dominar o mundo."
Pensando nas diversas formas de governo e suas simulações, não seria apenas "Superioridade biológica". Compreende na deturpação dos ideais marxista e afirmação do Capitalismo. Seguidores fanáticos e tiranos defendem a tese de que "as condições objetivas da sociedade não são muito importantes", "se as condições subjetivas estão presentes." (MILKA)
Desta forma, "O GRANDE SALTO" centraliza o poder instituído pelo Capitalismo, e com ele, O UNIVERSO MASCULINO. Um exemplo nos dias atuais é a cidade de VESPASIANO-MG, diplomada em 12 (doze) línguas estrangeiras, título de PHD em Relações Internacionais adquirido na China, e que. se estendeu por um período 9 (nove) anos de experiência. Habilitada para "O GRANDE SALTO", cria seu programa de governo em 2009, baseado no slogan "UM SALTO PARA O FUTURO"
De salto em salto, o clima é de assalto. "Cortem-lhe as cabeças!"
Frases Importantes:
1. If you look closely"
2. A light Turn a shade
3. I guess karma comes back around
4 . This is a lesson to learn
5. I promise that I'm gonna try
6. I'm not a saint
7. A simple blur
8.
http://www.insite.com.br/rodrigo/misc/fun/jaguadarte.html5. I promise that I'm gonna try
6. I'm not a saint
7. A simple blur
8.
REFERÊNCIAS :
CERVANTES, Miguel de. Dom Quixote de la Mancha.Tradução: Conde de Azevedo e Visconde de Castilho. São Paulo: Martin Claret. Vol. II, 3ª ed. 2007
Fotos sobre o Holocausto. Imagens & Letras. Disponível em: http://olavosaldanha.wordpress.com/auschwitz-treblinka-chelmno-o-holocausto/
http://www.passeidireto.com/arquivo/1712672/apresentaapresentaapresenta
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alice_no_Pa%C3%ADs_das_Maravilhas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fascismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_do_bicho
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rato-do-campo
IMAGENS
Imagem Principal entre outras:
Jessie J - Nobody's Perfect disponível em :https://www.youtube.com/watch?v=aSZVYZTze74
Do Filme "Alice no País das Maravilhas" dirigido por Tim Burton
Do Filme "Oz Mágico e Poderoso" dirigido por Sam Raimi
REFERÊNCIA DOS VÍDEOS:
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=7qrRzNidzIc
Cosmin Ignat disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ZVo4jeO-YTQ
Jessie J - Nobody's Perfect disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aSZVYZTze74
PABLO DJ O MORAL disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DEIYSeCBkB4
O Mágico de OZ - Musical 3D disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vrAcAs7jlNc
athp123 disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Fuy_V-fHzsc
Nota:
[1] É o "X"! Conotação e extensão semântica. Ah, interprete..
[8] Alusão a pintura da Santa Ceia de Leonardo da Vinci
[9] Refere-se a substituição que foi feita sobre o termo "Cavaleiro" ou "bom cavaleiro" escrito na obra literária de Cervantes em Dom Quixote de La Mancha.