Páginas

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

"O MUNDO MÁGICO DE HARRY POTTER"

"Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento." (Érico Veríssimo - O Tempo e o Vento)

Motivada pela coletânea de Harry Potter e ao pensar no que acontece quando, tardiamente, nos submetemos ao tempo e ao vento, recomendo aos meus queridos filhos, uma análise da Obra de Rowling,  uma chance ímpar de entender o mundo e os árduos caminhos pelos quais temos que enfrentar.
As vezes, é preciso andar em círculos, perder oportunidades, focalizar apenas um alvo, desde que este, seja o seu maior objetivo.... para depois, fomentar outros ainda maiores. Mesmo que seja apenas uma singela esperança, o mínimo alcance já terá sido uma grande vitória.

Melhores Momentos:

1. "Harry Potter e a Pedra Filosofal" - J.K. Rowling

SITUAÇÃO 1


A PLATAFORMA 9 3/4

Um mundo que os TROUXAS não conseguem ver.


A ESCOLHA -O CHAPÉU SELETOR

"Hum... difícil, muito difícil. (...) __ Sonserina não! disse Harry."
"Sonserina não, tem certeza? Você poderia ser grande, está tudo aqui, na sua cabeça, e Sonserina irá ajudá-lo a alcançar esta grandeza, Não tenha dúvida disso!"
"Sonserina não!" 
"Não?  Bom, se tem certeza, melhor que seja... Griffinória!"

O BEM ACIMA DO MAL

"Sua mãe morreu para salvar você. Se existe uma coisa que Voldemort não consegue compreender é o amor. Ele não entende que um amor forte como o de sua mãe por você deixa uma marca própria. Não é uma cicatriz, não é um sinal visível... ter sido amado tão profundamente, mesmo que a pessoa que nos amou já tenha morrido, nos confere uma proteção eterna. Está entranhada em nossa pele. Por isso Quirrell, cheio de ódio, avareza e ambição, compartindo a alma com Voldemort, não podia tocá-lo, Era uma agonia tocar uma pessoa marcada por algo tão bom." (ROWLING, 2000, pg.215-216)

SITUAÇÃO 2

PROVAÇÕES E BOAS AÇÕES

"Temos alguns pontos de última hora para conferir. Vejamos, sim...
"Primeiro: ao Sr. Ronald Weasley..."
"(...) pelo melhor jogo de xadrez presenciado por Hogwarts em muitos anos, eu confiro a Grifinória cinquenta pontos.
"Segundo: à Srta. Hermione Granger... pelo uso de lógica inabalável diante do fogo, concedo à Grifinória cinquenta pontos."
"Terceiro: ao Sr. Harry Potter
Pela frieza e excepcional coragem, concedo à Grifinória sessenta pontos."
Existe todo tipo de coragem - disse Dumbledore sorrindo. É preciso muita audácia para enfrentarmos os nossos inimigos, mas igual audácia para defendermos os nossos amigos. Portanto, concedo dez pontos ao Sr. Neville Longbottom. (ROWLING, 2000, pg. 220-221)
Soa melhor, ao meu ver, o que diz o diálogo do filme:
"É preciso coragem para enfrentar os inimigos, e  mais coragem ainda, para enfrentar os amigos."

2. "Harry Potter e a Câmara Secreta" - J.K. Rowling

SITUAÇÃO 1

SANGUE PURO

"Malfoy chamou Mione de sangue ruim, Hagrid..."

"Sangue ruim é o pior nome para alguém que nasceu trouxa, sabe, que não tem pais bruxos. Existem uns bruxos, como os da família de Malfoy, que se acham melhores do que todo mundo porque têm o que as pessoas chamam de sangue puro. Quero dizer, nós sabemos que isso não faz a menor diferença. Olha só o Neville longbottom, ele tem sangue puro e nem sequer consegue pôr um caldeirão em pé do lado certo. É uma coisa revoltante chamar alguém de... sangue sujo, sabe. Sangue comum. É ridículo. A maioria dos bruxos hoje em dia é mestiça." (ROWLING, 2000, pg. 90)

SITUAÇÃO 2

EXIBICIONISMO

"Engraçado você mencionar o pai de Draco - disse Flint enquanto o time inteiro da Sonserina sorriu com mais prazer - Deixe eu mostrar a vocês o presente generoso que ele deu ao time da Sonserina.
Os sete mostraram as vassouras. Sete cabos polidos novos em folha, e sete conjuntos de letras douradas, formando as palavras Nimbus 2001, reluziam sob os narizes dos jogadores da Grifinória, ao sol do amanhecer.
"Último modelo. Saiu no Mês passado." (ROWLING, 2000, pg. 87)

SITUAÇÃO 3

COMPETÊNCIA FINANCIADA

"Sou o novo apanhador da Sonserina, Weasley _ disse Draco, presunçoso _ O pessoal aqui está admirando as vassouras que meu pai comprou para o nosso time. Mas quem sabe o time da Grifinória pode levantar um ourinho e comprar vassouras novas, também. Você podia fazer uma rifa dessas Cleansweep 5; imagino que um museu talvez queira comprá-las.(...) O time da Sonserina dava gargalhadas." 
"Pelo menos ninguém do time da Grifinória teve de pagar para entrar _ disse Mione com aspereza._ Entraram por puro talento." (ROWLING, 2000, pg. 87)

SITUAÇÃO 4

                                          HAGRID, "está presente em todos os momentos mais importantes dos acontecimentos que retratam a luta do bem contra o mal no mundo mágico, a partir do surgimento do Lord das Trevas."                                                                         HOJE... TEMPOS DIFÍCEIS
_ E então Harry ouviu.
"...rasgar... romper... matar..."   
"...uma fome... tanto tempo..."
"... matar... hora de matar..." 
(ROWLING, 2000, pg. 106)

SITUAÇÃO 5

HOLOCAUSTO

A CÂMARA SECRETA... era uma época em que a magia era temida pelas pessoas comuns, e os bruxos e bruxas sofriam muitas perseguições.

Slytherin queria ser mais seletivo com relação aos estudantes admitidos. Ele acreditava que o aprendizado de magia devia ser mantido no âmbito das famílias inteiramente mágicas. Desagradava-lhe admitir alunos de pais trouxas, pois os achava pouco dignos de confiança(ROWLING, 2000, pg. 116)

SITUAÇÃO 6

O ESCRAVO

"Dobby está acostumado com ameaça de morte, meu senhor. Em casa, Dobby as recebe cinco vezes ao dia."

                                          "O elfo assoou o nariz numa ponta da fronha imunda que usava, parecendo tão patético, que Harry sentiu a raiva se esvair contra a sua vontade."
"Por que você usa isso, Dobby?"
"Isso meu senhor? - disse puxando a fronha. Isto é a marca da escravidão do elfo doméstico, meu senhor. Dobby só pode ser libertado se seus donos o presentearem com roupas, meu senhor."(ROWLING, 2000, pg. 135)
"E agora, em Hogwarts, coisas terríveis vão acontecer, talvez já  estejam acontecendo (...) agora que a história vai se repetir, agora que a Câmara Secreta foi reaberta..." (ROWLING, 2000, pg. 135)

SITUAÇÃO 7

POLÍTICA PURA

"(...) eles puderam ouvir os lamentos da Murta ecoando pelas paredes do banheiro."  (ROWLING, 2000, pg. 173)

"Não são as nossas habilidades que revelam o que realmente somos. SÃO AS NOSSAS ESCOLHAS(ROWLING, 2000, pg. 246 - diálogo Harry e Dumbledore)

3. "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - J.K. Rowling

SITUAÇÃO 1

OS TROUXAS

Os que não são bruxos (mais comumente conhecidos pelo nome de trouxas) tinham muito medo da magia na época medieval, mas não tinham muita capacidade para reconhecê-la. Nas raras ocasiões em que apanhavam um bruxo ou uma bruxa de verdade, a sentença de queimá-los na fogueira não produzia o menor efeito. O bruxo, ou bruxa, executava um Feitiço para congelar chamas e depois fingia gritar de dor, enquanto sentia uma cocegazinha suave e prazerosa. De fato, Wedelin a Esquisita gostava tanto de ser queimada na fogueira que se deixou apanhar nada menos que quarenta e sete vezes, sob vários disfarces. (ROWLING, 2001, pg. 7)

SITUAÇÃO 2

SEGURANÇA MÓRBIDA

Os dementadores não se deixam enganar por truques, nem disfarce, nem mesmo por capa de invisibilidade. (...)  Não faz parte da natureza deles entender súplicas nem desculpas. Portanto, aviso a todos e a cada um em particular, para não darem a esses guardas razão para lhes fazerem o mal. (ROWLING, 2001, pg. 72)

Os dementadores estão entre as criaturas mais malignas que vagam pela terra. Infestam os lugares mais escuros e imundos, e se comprazem com a decomposição e o desespero, esgotam a paz, a esperança e a felicidade do ar à sua volta.  Até os trouxas sentem a presença deles, embora não possam vê-los. Chegue muito perto de um dementador e todo o bom sentimento, toda lembrança feliz serão sugados de você.  Se puder, o dementador se alimentará de você o tempo suficiente para transformá-lo em um semelhante... desalmado e mau.  Não deixará nada em você, exceto as piores experiências de sua vida.  E o pior que aconteceu com você.  (...) A fortaleza foi construída em uma ilhota, bem longe da costa, mas não precisam de paredes nem de água para manter os prisioneiros confinados, não quando eles já estão presos dentro da própria cabeça , incapazes de um único pensamento agradável. A maioria enlouquece em poucas semanas. (ROWLING, 2001, pg. 141) 

SITUAÇÃO 2

A LUZ DA VERDADE
"então, vocês optaram por estudar Adivinhação, a mais difícil das artes mágicas.  E vou alertá-los logo de início que se não possuírem  clarividência, terei muito pouco a ensinar a vocês. Os livros só podem levá-los até certo ponto neste campo..."
(ROWLING, 2001, pg. 79)

SITUAÇÃO 3

O CONHECIMENTO

"Muitos bruxos e bruxas, embora talentosos para ruídos, cheiros e desaparecimentos instantâneos, permanecem, ainda assim, incapazes de penetrar nos mistérios do futuro."
"Abram suas mentes, meus queridos, e deixem os olhos verem além do que é mundano." (ROWLING, 2001, pg. 80-81) 
"O sinistro, meu querido, o Sinistro! (...)  O cão gigantesco e espectral que assombra os cemitérios!" (ROWLING, 2001, pg. 82)

SITUAÇÃO 4

O MEDO
"(...) O que é um bicho-papão?" (ROWLING, 2001, pg. 82) 

É o seu maior medo.

"Quem pode me dizer a diferença entre um animago e um lobisomen?" (O filme)
O animago é um bruxo que escolhe virar um animal e um lobisomen não tem escolha. Quando se transforma, não lembra mais quem é. Mataria até seu melhor amigo e só responde ao uivo de sua espécie. ( O filme)

SITUAÇÃO 5

SÓ PARA OS INOCENTES

"(...) bem, mais inocentes do que somos hoje, nos metemos numa certa confusão(...)"
"(...) detenção" 
"(...) confiscado e muito perigoso,"  (ROWLING, 2001, pg. 144)

"Os Srs. Aluado, Rabicho, Almofadinha e Pontas, fornecedores de recursos para bruxos malfeitores, têm a honra de apresentar O MAPA DO MAROTO"  (ROWLING, 2000, pg. 145)

4. "Harry Potter e o Cálice de Fogo - J.K. Rowling

SITUAÇÃO 1

ESCOLHA E CONTRATO

"Os campeões serão escolhidos por um juiz imparcial... O Cálice de Fogo."  (ROWLING, 2003, pg. 189)

"Uma vez escolhido pelo Cálice de Fogo, o campeão ficará obrigado a prosseguir até o final do torneio. Colocar o nome no cálice é um ato contratual mágico. Não pode haver mudança de ideia, uma vez que a pessoa se torne campeã. Portanto, procurem se certificar de que estão preparados de corpo e alma para competir, antes de depositar seu nome no cálice." (ROWLING, 2003, pg. 190)

SITUAÇÃO 2

LABIRINTO

"Todos os campeões agora estavam no interior do labirinto."
"Harry não parava de olhar para trás. Tinha a sensação familiar de que alguém o vigiava. O labirinto foi ficando mais escuro a cada minuto que passava, (...)"  (ROWLING, 2003, pg. 454)

SITUAÇÃO 3

PRISÃO

"Quem sabe me dizer quantas Maldições Imperdoáveis existem?"
"São Três. E se usar qualquer uma delas vai ganhar uma passagem só de ida para Azkaban."
Maldição Imperius: controlar as pessoas, inclusive, com mentiras por ambos os lados.
Maldição Cruciatus: Tortura
Maldição de Avada Kedavra: a morte é fatal.

SITUAÇÃO 4

A MISSÃO E O DIREITO DE VIVER

Hoje, temos que admitir... uma perda realmente grande. Cedrico Diggory era, como todos sabem... excepcionalmente esforçado... infinitamente justo... e, o mais importante... um amigo muito, muito leal. Por isso, vocês têm o direito de saber exatamente como ele morreu.  Sabem... Cedrico Diggory foi assassinado pelo Lorde Voldemort.
O ministério da Magia não queria que eu lhes contasse, mas, não dizer isso seria um insulto à sua memória.
A dor que todos sentimos por essa terrível perda me faz lembrar que embora venhamos de lugares diferentes e falemos línguas diferentes, nossos corações batem como um só.
A luz dos recentes acontecimentos, os vínculos de amizade que fizemos este ano serão mais importantes do que nunca. 
Lembrem-se disso e Cedrico Diggory não terá morrido em vão.
Lembrem-se disso e iremos honrar um rapaz que foi gentil, honesto, corajoso e leal até o último momento.  (O filme)

5. "Harry Potter e a Ordem da Fênix - J.K. Rowling

SITUAÇÃO 1

DUMBLEDORE, VOLDEMORT, SÍRIUS BLACK E ... O MINISTÉRIO DA MAGIA

"Graças a você, Dumbledore pôde reconvocar a Ordem da Fênix uma hora depois do retorno de Voldemort" (ROWLING, 2003, pg. 80)

"No passado, ele teve efetivos enormes sob seu comando: bruxas e bruxos que intimidou ou enfeitiçou para segui-lo, os fiéis comensais da morte, uma grande variedade de criaturas das trevas. Você o ouviu planejando recrutar os gigantes; bom, este é apenas um dos grupos que ele quer aliciar. Com certeza ele não vai tentar assumir o Ministério da magia com meia dúzia de Comensais da Morte.(ROWLING, 2003, pg.80)

"Porque aceitar que Voldemort retornou significaria ter problemas que o Ministério não precisa enfrentar há quase catorze anos." (...) Fudge simplesmente não quer encarar a verdade. É muito mais cômodo se convencer de que Dumbledore está mentindo para desestabilizá-lo." (ROWLING, 2003, pg. 81) 

"Você está entendendo o problema?
(...) Enquanto o Ministério insistir que não há nada a temer da parte de Voldemort, é muito difícil convencer as pessoas de que ele retornou , principalmente se elas, para começar, não querem acreditar nisso." (...) e, assim sendo, a maior parte da comunidade bruxa não tem a menor consciência de que alguma coisa tenha acontecido, e com isso ser um alvo fácil para os Comensais da Morte, se estiverem usando a Maldição Imperius."  (ROWLING, 2003, pg. 81)

"Ele já tem a Maldição Cruciatus para causar dor -disse Harry - e não precisa de nada mais eficiente.(ROWLING, 2003, pg. 85)  

"(...) eles achavam que Voldemort estava correto, eram totalmente a favor de purificar a raça bruxa, de nos livrar dos nascidos trouxas e entregar o comando aos puros-sangues. E não estavam sozinhos, havia muita gente antes de Voldemort mostrar sua verdadeira cara que acreditava nele... se acovardaram quando viram a que extremos ele estava disposto a ir para assumir o poder.  (ROWLING, 2003, pg. 95)

"(...) mas harry agora percebia que era uma charge malfeita de Cornélio Fudge, apenas reconhecível por causa do chapéu-coco verde-limão. Uma das mãos do ministro apertava uma bolsa de ouro; a outra esganava um duende. A legenda da charge perguntava: Até onde irá Fudge para se apoderar de Gringotes? Abaixo, uma chamada para os outros títulos da revista.  (ROWLING, 2003, pg. 158)
Corrupção na Liga de Quadribol
Como os Tornados estão assumindo o controle
Segredos das antigas runas revelados
Sirius Black: Vítima ou Vilão

SÍRIUS - NEGRO COMO O PINTAM?
Famoso assassino em massa ou inocente sensação musical?
MAS SERÁ QUE ELE MERECE?

SITUAÇÃO 2

O DISCURSO DEMAGOGO DE DOLORES UMBRIDGE

"_O Ministro da Magia sempre considerou a educação dos jovens bruxos de vital importância. Os dons raros com que vocês nasceram talvez não frutifiquem se não forem nutridos e aprimorados por cuidadosa instrução. As habilidades antigas, um privilégio da comunidade bruxa, devem ser transmitidas às novas gerações ou se perderão para sempre. O tesouro oculto de conhecimentos mágicos acumulados pelos nossos antepassados deve ser preservado, suplementado e polido por aqueles que foram chamados à nobre missão de ensinar."  (ROWLING, 2003, pg. 175)

"Todo diretor e diretora de Hogwarts trouxe algo novo à pesada tarefa de dirigir esta escola histórica, e assim deve ser, pois sem progresso haverá estagnação e decadência. Por outro lado, o progresso pelo progresso não deve ser estimulado, pois as nossas tradições comprovadas raramente exigem remendos. Então um equilíbrio entre o velho e o novo, entre a permanência e a mudança, entre tradição e inovação..." (ROWLING, 2003, pg. 175)

"(...) porque algumas mudanças serão para melhor, enquanto outras virão, na plenitude do tempo, a ser reconhecidas como erros de julgamento. Entrementes, alguns velhos hábitos serão conservados, e muito acertadamente, enquanto outros, antigos e desgastados, precisarão ser abandonados. Vamos caminhar para a frente, então, para uma nova era de abertura, eficiência e responsabilidade, visando a preservar o que deve ser preservado, aperfeiçoando o que precisa ser aperfeiçoado e cortando, sempre que encontrarmos, práticas que devem ser proibidas."  (ROWLING, 2003, pg. 176)

SITUAÇÃO 3

HARRY, RONEY E HERMIONE CONTRA AS TREVAS

"Você não se lembra do que o Dumbledore disse na festa de encerramento do ano passado?"
"Sobre Você-Sabe-Quem. Ele disse que "o dom que ele tem de dissiminar a discórdia e a inimizade é muito grande. E só podemos combatê-lo criando laços igualmente fortes de amizade e confiança..."  (ROWLING, 2003, pg. 183)

SITUAÇÃO 4

UMA POÇÃO MÁGICA

"HOJE VAMOS APRENDER A MISTURAR UMA POÇÃO QUE SEMPRE É PEDIDO NO EXAME DOS NÍVEIS ORDINÁRIOS EM MAGIA: A POÇÃO DA PAZ, UMA BEBERAGEM PARA ACALMAR A ANSIEDADE E ABRANDAR A AGITAÇÃO. MAS FIQUEM AVISADOS: SE PESAREM MUITO A MÃO NOS INGREDIENTES, VÃO MERGULHAR QUEM A BEBER EM UM SONO PESADO E POR VEZES IRREVERSÍVEL, POR ISSO PRESTEM MUITA ATENÇÃO NO QUE VÃO FAZER." (ROWLING, 2003, pg. 191-192) 

DEFESA CONTRA AS ARTES DAS TREVAS
UM RETORNO AOS PRINCÍPIOS BÁSICOS (ROWLING, 2003, pg. 197) 

1.Compreender os princípios que fundamentam a magia defensiva
2.Aprender a reconhecer as situações em que a magia defensiva pode legalmente ser usada.
3.Inserir o uso da magia defensiva em contexto de uso.

SITUAÇÃO 5

O CASTIGO DE HARRY

"Ah, não - disse Umbridge, dando um sorriso tão grande que parecia ter acabado de engolir uma mosca particularmente suculenta _ Ah, não, não, não. Este é o seu castigo por espalhar histórias nocivas, maldosas (...)"
E lhe entregou uma pena longa e preta, com a ponta excepcionalmente aguda.
"Quero que o senhor escreva: Não devo contar mentiras (...)" (ROWLING, 2003, pg. 219)

"Harry encostou a ponta da pena no pergaminho e escreveu: Não devo contar mentiras.
E soltou uma exclamação de dor. As palavras apareceram no pergaminho em tinta brilhante e vermelha. Ao mesmo tempo, elas se replicaram nas costas de sua mão direita, gravadas na pele como se tivessem sido riscadas por um bisturi (...)" (ROWLING, 2003, pg. 221) 

SITUAÇÃO 6

O BLÁ BLÁ DO MINISTÉRIO DA MAGIA - as bobagens de sempre - conclui Hermione
"(...) O Ministério da Magia alerta a comunidade bruxa que Black é muito perigoso... matou três pessoas... evadiu-se de Azkaban..."

"A informação que temos de dentro do Ministério é que fudge não quer que vocês recebam treinamento de combate."  (ROWLING, 2003, pg. 249)

SITUAÇÃO 7

DOLORES UMBRIFGE - A ALTA INQUISIDORA DE HOGWARTS

"MINISTÉRIO QUER REFORMA NA EDUCAÇÃO
DOLORES UMBRIDGE NOMEADA
PRIMEIRA ALTA INQUISIDORA DA HISTÓRIA


"Ontem à noite, o Ministério da magia surpreendeu a todos aprovando uma lei que concede ao próprio órgão um nível de controle sem precedentes sobre a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts."

"Os juízes da Suprema Corte, Griselda Marchbanks e Tibério Ogden, renunciaram aos seus mandatos, em protesto à criação do cargo de Inquisidora de Hogwarts." 

"Hogwarts é uma escola e não um posto avançado do gabinete de Cornélio Fudge", declarou Madame Marchbanks. Trata-se de mais uma tentativa repugnante de desacreditar Alvo Dumbledore."  (ROWLING, 2003, pg. 252)                     

A REVOLUÇÃO ACADÊMICA DE FRED E JORGE CONTRA O AUTORITARISMO DA MEGERA DOLORES UMBRIFGE.

BRILHANTE!
SITUAÇÃO 8

A ARMADA DE DUMBLEDORE


"Bom, o plano fracassou - disse com simplicidade - quer que eu escreva uma confissão, Cornélio, ou basta uma declaração diante dessas testemunhas?"  (ROWLING, 2003, pg. 502)
SITUAÇÃO 9

O ESCORREGÃO DE UMBRIDGE

"Dragões formados inteiramente por faixas verdes e douradas voavam para cima e para baixo nos corredores, produzindo explosões e labaredas pelo caminho; rodas rosa-choque de mais de um metro de diâmetro zumbiam letalmente pelo ar como discos voadores; foguetes com longas caudas de estrelas de prata cintilantes ricocheteavam pelas paredes, centelhas escreviam palavrões no ar sem ninguém acioná-las; rojões explodiam como minas para todo lado que Harry olhava e, em vez de se queimarem e desaparecerem de vista ou pararem crepitando, quanto mais ele olhava essas maravilhaspirotécnicas mais elas pareciam aumentar em energia e ímpeto. (...) Enquanto Harry assistia, uma das rodas maiores pareceu decidir que precisava de mais espaço para manobrar: saiu rodando em direção a Umbridge e Filch com um ruído sinistro."  (ROWLING, 2003, pg. 513)
È BRILHANTE!

SITUAÇÃO 10

O DUELO DE HARRY E VOLDEMORT

"O final da Profecia... falava... nenhum poderá viver... enquanto o outro sobreviver... _ completou Dumbledore" (ROWLING, 2003, pg. 683)

"Quer dizer que um de nós vai ter que matar o outro no final."

"_ É eles agora falam de você elogiosamente, Harry - disse Hermione, passando os olhos pelo artigo. Uma voz solitária de verdade... considerado desequilibrado, mas que jamais vacilou em sua história... forçado a suportar a ridicularia e a calúnia...(ROWLING, 2003, pg.685)

SITUAÇÃO 11

O EXTRAORDINÁRIO NA ORDEM DA FÊNIX


1. FENÔMENO: SOMOS A NOSSA ESCOLHA
HARRY

"Quando vi o Sr. Weasley ser atacado, não estava só olhando... eu era a cobra."  E depois, na sala de Dumbledore... teve um momento em que eu queria... essa conexão entre mim e o Voldemort... e se a razão disso for que eu estou ficando igual a ele? Eu sinto tanta raiva o tempo todo! E se, depois de tudo que passei algo deu errado dentro de mim?  E se tendi para o mal?

SIRIUS BLACK

"EU QUERO QUE ME ESCUTE COM BASTANTE ATENÇÃO, HARRY!"
Você não é uma má pessoa.  Você é uma pessoa muito boa a quem coisas ruins aconteceram.  Você entendeu?  E depois, o mundo não se divide entre gente boa e Comensais da Morte.  Todos temos LUZ e TREVAS dentro de nós. o que importa é o lado no qual decidimos agir.  Isso é o que realmente somos."
  
2. "LEGILIMENS!"
HARRY E SNAPE
"Parece que há uma ligação entre a mente de Lord das Trevas e a sua!"  Se ele está consciente dessa ligação... é no momento, incerto. Tomara que ele continue ignorando."   "Quer dizer que se ele já sabe vai poder ler a minha mente? - perguntou Harry." "LER... CONTROLAR...ENLOUQUECER...disse Snape."  Antigamente era comum o Lord das Trevas ter o prazer de invadir a mente das vítimas criando visões projetadas para torturá-las até a LOUCURA. SÓ DEPOIS DE EXTRAIR A ÚLTIMA GOTA DE AGONIA... SÓ QUANDO AS FAZIA IMPLORAR PELA MORTE, ELE FINALMENTE AS MATAVA. USADO ADEQUADAMENTE, O PODER DE OCLUMÊNCIA BLINDA CONTRA O PROCESSO OU INFLUÊNCIA. Então, nestas aulas, eu vou tentar penetrar na sua mente e você vai tentar resistir. PREPARE-SE... LEGILIMENS!  CONCENTRE-SE POTTER!  FOCO!

SITUAÇÃO 12

A MAIOR DE TODAS AS FORÇAS

"Harry!  Não são as semelhanças entre vocês... são as diferenças."

"Você é o fraco e nunca vai ter amor ou amizade."

"Apesar de termos uma batalha pela frente... temos uma coisa que o Voldemort não tem. Uma coisa pela qual vale a pena lutar."


A SEGUNDA GUERRA...

6. "Harry Potter e o Enigma do Príncipe- J.K. Rowling

SITUAÇÃO 1

HORÁCIO SLUGHORN, O MESTRE DAS POÇÕES e DUMBLEDORE

"Estamos vivendo um momento de Insanidade! LOUCOS!"
"De fato, estamos." ( O Filme)

SITUAÇÃO 2

SEVERO SNAPE E O JURAMENTO

"você... Severo Snape... cuidará de Draco Malfoy... enquanto estiver tentando realizar o desejo do Lorde das Trevas?" "cuidarei"                              "E você fará tudo que for possível para protegê-lo a todo instante?"
"Farei."
"se Draco falhar... você mesmo irá terminar a tarefa que Lorde das Trevas mandou Draco realizar?"
"Irei"  (O Filme)

SITUAÇÃO 3

LUNA E GINA - OS TÍTERES

"O QUE É UM ZONZÓBULO?
"São criaturas invisíveis. Entram pelos ouvidos e embaralham nosso cérebro."  (O Filme)

SITUAÇÃO 4

HARRY SOBRE MALFOY - A ORDEM MUNDIAL

"Não percebem? Era uma cerimônia. Uma iniciação."
"Aconteceu. Ele é um deles."
"Harry acha que Draco Malfoy é um Comensal da Morte.(O Filme)  

SITUAÇÃO 5

LUNA E HARRY - BRILHANTE


"Como é que eu estou?"
"Excepcionalmente  comum _ disse Luna"
"BRILHANTE!"

SITUAÇÃO 6

DISCURSO DE DUMBLEDORE

"Todos os dias, todas as horas, talvez neste exato minuto, as forças das trevas tentam penetrar as paredes deste Castelo. Mas, no final das contas, a maior arma deles são vocês." (O Filme) 

SITUAÇÃO 7

MORTO-VIVO

"Um vidrinho de sorte líquida para o aluno que, na hora que nos resta, conseguir misturar uma POÇÃO DE MORTO-VIVO ACEITÁVEL. (O Filme) 
INSTRUÇÕES:

1. Cortar a vagem Soporífera...;
2. Mexer o caldeirão no sentido anti-horário até que a poção ficasse clara como água.

Mas, segundo a anotação do antigo dono, O Príncipe Mestiço, seria amassar com o lado plano da adaga de prata faz escorrer mais seiva do que cortar e deveria dar uma mexida no sentido horário para cada sete no sentido anti-horário.(ROWLING, 2005, pg. 140)
FORMIDÁVEL1
   
SITUAÇÃO 8

SNAPE E HARRY - INTUIÇÃO

"SIMPLESMENTE SABE. Mais uma vez me surpreende com as suas habilidades, e que, aos meros mortais só é dado e possuir. que grande honra deve ser... saber que é o eleito." (O Filme)

SITUAÇÃO 9

SUBMISSÃO E OBEDIÊNCIA

"Então, o que acontece com a pessoa que quebra o voto perpétuo?"
"Ele Morre." (O Filme) 

SITUAÇÃO 10

ESTUPEFACIENTE

 "São folhas de Tentáculos, senhor?  São muito valiosas, não são?
"Dez galeões por uma folha para o comprador certo. Não que eu esteja familiarizado com transações clandestinas, mas a gente escuta rumores." (O Filme) 

SITUAÇÃO 11

HORÁCIO E TOM RIDLE - HORCRUX 

"HORCRUX? É FEITIÇO DAS TREVAS, REALMENTE DAS TREVAS. É um objeto em que uma pessoa ocultou parte de sua própria alma." (...) Bem, a pessoa divide a alma ... e esconde uma parte dela em um objeto externo ao corpo. Então, mesmo que seu corpo seja atacado ou destruído, a pessoa não poderá morrer, porque parte de sua alma continuará presa à terra, intacta."  

"E como alguém divide sua alma, senhor?"
"(...) Matando."

"Matar divide a alma. Você precisa compreender que a alma deve permanecer intocada e una.  A divisão é um ato de violação, é contra a natureza."  (ROWLING, 2005, pg. 360-361) 

SITUAÇÃO 12

A JUSTIÇA

"Tem que ser bebida. Toda poção tem que ser bebida. Lembra da condição que impus para trazer você comigo? 
Esta poção deve me paralisar. Me fazer esquecer a razão de estar aqui. Deve causar tanta dor, que eu talvez, implore morte. Não pode obedecer a estes pedidos. A sua tarefa, Harry, é garantir que eu beba esta poção mesmo que tenha que me forçar a beber." (O Filme) 

SITUAÇÃO 13

A "HISTÓRIA" PODE SER ALTERADA

"Dumbledore tocou em um dos frascos com a varinha, a rolha saltou e ele despejou a lembrança espiralante na Penseira, dizendo:
"Primeiro você, Harry."

O garoto se levantou e se curvou mais uma vez para o conteúdo prateado e ondulante da bacia de pedra até encostar o rosto nele. Despencou pelo vácuo escuro ... " (ROWLING, 2005, pg.313)                "(...) Harry deu tratos à imaginação buscando um meio de convencer Slughorn a entregar a lembrança verdadeira..." 
(ROWLING, 2005, pg.324)
"Senhor... consegui. Consegui a lembrança de Slughorn."       "E agora _ disse Dumbledore, colocando a bacia de pedra em cima da escrivaninha e despejando nela o conteúdo do frasco..."  (ROWLING, 2005, pg. 358)


SITUAÇÃO 14

SNAPE O "PRÍNCIPE MESTIÇO"

"você se atreve a usar os meus feitiços contra mim, Potter? Fui eu quem os inventei: eu, o Príncipe Mestiço!  E você viraria as minhas invenções contra mim, como o nojento do seu pai, não é? Eu acho que não... não!" (ROWLING, 2005, pg.417)  

Snape, um dos maiores gênio de Hogwarts e homem de confiança de Dumbledore, era um mestiço, ou seja, não tinha sangue puro. Concluindo, os bruxos mais poderosos de Hogwarts eram Mestiços... Dumbledore, Harry Potter, Snape, Tom Riddle etc. Então, que razão teria sobre a formação de bruxos puro sangue?

Sobre Harry Potter ser mestiço, informa-se:

"Ordem da Fênix 
"(...) você se atreve a dizer o nome dele com a sua boca indigna, você se atreve a manchá-lo com a sua língua mestiça. você se atreve..." (disse Lestrange)
"Você sabia que ele também é mestiço? disse Harry a bruxa se referindo a Voldemort."  (ROWLING, 2003, pg.635)

"As Relíquias da Morte" - "Normalmente é. Mas você é nascida trouxa, então alguém da escola  terá que vir explicar seus pais." (disse Snape a Lílian - mãe de Harry) (ROWLING, 2007, pg.485)

7. "Harry Potter e as Relíquias da Morte - J.K. Rowling

SITUAÇÃO 1

O MINISTÉRIO DA MAGIA DOS BEM-AVENTURADOS

"São tempos sombrios, não há como negar.
Nosso mundo jamais enfrentou ameaça maior do que a enfrenta hoje.
Mas, agora, digo aos nossos cidadãos:
Nós, sempre seus servos, iremos continuar defendendo a sua liberdade e repelindo as forças que querem tirá-la de vocês.
O Ministério continua... Forte."

O MINISTÉRIO DA MAGIA DOS "POBRES DE ESPÍRITO"

MAGIC IS MIGHT

"Como novo Ministro da Magia, eu prometo recuperar a antiga glória deste templo de tolerância. Por isso, a partir de hoje... cada funcionário irá se submeter a uma avaliação. Mas saibam... nada há a temer se nada houver a esconder."  (O Filme)

"E então, Yaxley? interpelou-o Voldemort a luz das chamas se refletindo estranhamente em seus olhos vermelhos. _ O Ministério terá caído até sabado? (ROWLING, 2007, pg.12)     

SITUAÇÃO 2

LORDE VOLDEMORT E O TERROR

"Para aqueles que não sabem... esta noite estamos na companhia da Srta. Caridade Burbage, que até recentemente lecionava na Escola de magia e Bruxaria de Hogwarts. Sua matéria... o estudo dos trouxas.  Ela acreditava que os trouxas não tão diferentes de nós. Para ela, a mescla do nosso sangue com sangue ruins não é abominação, e sim, algo a ser encorajado."  (O Filme)

"Não contente em corromper e poluir as mentes das crianças bruxas, na semana passada Burbage escreveu uma apaixonada defesa dos sangues ruins no Profeta Diário. Os bruxos, disse ela, devem aceitar esses ladrões do seu saber e magia. A diluição dos puros sangues é, segundo Burbage, uma circunstância extremamente desejável... ela defende que todos casemos com trouxas ou, sem dúvida, com lobisomens... (ROWLING, 2007, pg.16-17)

"Avada Kadavra" 
O lampejo de luz verde iluminou todos os cantos da sala. Caridade caiu estrondosamente sobre a mesa, que tremeu e estalou.
"jantar, Nagini  disse Voldemort com suavidade, e a grande cobra deslizou sinuosamente dos ombros dele para a lustrosa mesa de madeira."  (ROWLING, 2007, pg.417)

SITUAÇÃO 3

JORNAL "O PROFETA DIÁRIO"


MARCA NEGRA SE ALASTRA
FAMÍLIA TROUXA ASSASSINADA
CRESCE O NÚMERO DE COMENSAIS DA MORTE


FUGA EM MASSA DE AZKABAN
HARRY POTTER INDESEJÁVEL Nº 1
SEJA VIGILANTE!

SITUAÇÃO 4

O TESTAMENTO DE DUMBLEDORE

"Últimas vontades de Alvo Percival Wuldrico Brian Dumbledore..."

"a Ronald Weasley, deixo o meu desiluminador, na esperança que lembre de mim quando usá-lo"
"Para a Sra. Hermione Granger, deixo o meu exemplar de os Contos de Beedle, o bardo, na esperança que ela o ache divertido e instrutivo"
"A Harry Potter, deixo o pomo de ouro que ele capturou em seu primeiro jogo de Quadribol em Hogwarts, para lembrar-lhe as recompensas da perseverança e da competência." (ROWLING, 2007, pg.97-98) 

SITUAÇÃO 5

O SR, LOVEGOOD E "O CONTO DOS TRÊS IRMÃOS"

As Relíquias da Morte? 
"(...) Não há nada ligado às Trevas nas Relíquias, pelo menos não em um sentido rudimentar. A pessoa usa o símbolo para se dar a conhecer a outros crentes, na esperança de que possam ajudá-lo na busca."  (ROWLING, 2007, pg.298)

"A Varinha das Varinhas ...A Pedra da Ressurreição... A Capa da Invisibilidade... terminou, circunscrevendo a linha e o círculo em um triângulo, completando o símbolo ..." (ROWLING, 2007, pg. 301)

SITUAÇÃO 6

O FIM DE VOLDEMORT

"Não pode ajudá-lo, Harry."
"Algo que não podemos ajudar."
"Uma parte de Voldemort enviada para cá para morrer."


SITUAÇÃO 7

HORCRUXES

"Você era a Horcrux que ele nunca pretendeu criar, Harry."

HOGWARTS

"Hogwarts sempre ajudará, Harry, aqueles que a ela recorrer. Sempre me orgulhei da minha habilidade em formar uma frase. Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de Magia. São capazes de causar grande sofrimento, e também, de remediá-los. Mas, eu disse, neste caso, alterando minha frase original: Hogwarts sempre ajudará aqueles que merecerem. Não tenha pena dos mortos, Harry. Tenha pena dos vivos. E acima de de tudo, daqueles que vivem sem amor."  

TRÊS AMIGOS...  SETE HORCRUXES... E A PEDRA DA RESSURREIÇÃO. Eliminar tudo que não era vida! Eliminar a Varinha das Varinhas.

DNA, NOBREZA, PODER, RIQUEZA, ETNIA,STATUS, RAÇA... É!  OS MEUS PÉS NÃO PODEM ALCANÇAR O CHÃO.


REFERÊNCIAS:


ROWLING, J.K.  Harry Potter e a Pedra Filosofal. Tradução de Lia Wyler - Rio de Janeiro. Rio de janeiro: Rocco, 2000.

ROWLING, J.K.  Harry Potter e a Câmara Secreta. Tradução de Lia Wyler - Rio de Janeiro. Rio de janeiro: Rocco, 2000.

ROWLING, J.K.  Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Tradução de Lia Wyler - Rio de Janeiro. Rio de janeiro: Rocco, 2000.

ROWLING, J.K.  Harry Potter e o Cálice de Fogo. Tradução de Lia Wyler - Rio de Janeiro. Rio de janeiro: Rocco, 2001.

ROWLING, J.K.  Harry Potter e a Ordem da Fênix. Tradução de Lia Wyler - Rio de Janeiro. Rio de janeiro: Rocco, 2003.

ROWLING, J.K.  Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Tradução de Lia Wyler - Rio de Janeiro. Rio de janeiro: Rocco, 2005.

ROWLING, J.K.  Harry Potter e as Relíquias da Morte. Tradução de Lia Wyler - Rio de Janeiro. Rio de janeiro: Rocco, 2007.

Imagens da Internet: Neville Longbotton, Draco Malfoy, Hagrid, Dumbledore, Ordem da Fênix, A Armada de Dumbledore, Ministério da Magia, Hogwarts Castle.

Vídeo Severus Snape: http://www.youtube.com/watch?v=-sgU1XErnkU
Vídeo Umbridge: Moviesclip - Música de Nightwish, "Walking in the Air"
Vídeo da Música de Lindsey: https://www.youtube.com/watch?v=JGCsyshUU-A

Símbolo relíquias da morte: carolbpps.wordpress.com 
Harry Potter  Série de filmes
Harry Potter é uma série de filmes britânico-americana baseada nos livros homônimos da autora britânica J. K. Rowling. Wikipédia Elenco: Daniel Radcliffe, Rupert Grint,Emma Watson, Tom Felton, Bonnie Wright, Alan Rickman, Evanna Lynch,Matthew Lewis, Michael Gambon, Ralph Fiennes, Helena Bonham Carter, Robbie Coltrane, Maggie Smith, Warwick Davis,Jason Isaacs, Gary Oldman, Richard Harris, Robert Pattinson, Richard Griffiths,Julie Walters, Helen McCrory, David Thewlis, Jamie Campbell Bower, Emma Thompson, Katie Leung, Natalia Tena,Clémence Poésy, Imelda Staunton, Fiona Shaw, Brendan Gleeson, David Tennant,Timothy Spall, Kenneth Branagh, John Hurt, Jim Broadbent, Harry Melling, John Cleese, Bill Nighy, Robert Knox, Jessie Cave, Mark Williams, Domhnall Gleeson,Sean Biggerstaff, David Bradley, David Holmes, Jamie Waylett, Toby Jones, Ian Hart, Devon Murray, Freddie Stroma, …Personagens: Harry James Potter, Hermione Granger, Ronald Weasley, Lord Voldemort, Albus Dumbledore, Draco Malfoy, Severo Snape, Rúbeo Hagrid, Lucio Malfoy, Ninfadora Tonks, Cedrico Diggory, Narcisa Malfoy, Remo John Lupin, Molly Weasley, Percy Weasley, Gui Weasley, Vítor Krum, Arthur Weasley, Professor Flitwick, Pedro Pettigrew, Quim Shacklebolt, Bichento, Cornélio Fudge, Horácio Slughorn, Rufo Scrimgeour, FirenzeDireção: David Yates, Chris Columbus,Alfonso Cuarón, Mike Newell